quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Critérios para a vaga na libertadores 2013


LANCENET! Explica: Entenda como ficou a divisão de vagas brasileiras na Libertadores 2013

Após reportagem do LNET!, alertando para a confusão na distribuição das vagas entre Brasileirão e Copa Sul-Americana, a CBF anunciou a definição.





LANCEPRESS! - 06/11/2012 - 22:01

São Paulo (SP)



Nesta terça-feira, a CBF anunciou como as vagas brasileiras para a Copa Libertadores de 2013 ficaram divididas. No último sábado, dia 3, o LANCENET! publicou uma reportagem alertando que, da forma como a divisão estava feita, São Paulo ou Grêmio teria de entrar na primeira fase da Libertadores se fosse campeão da Copa Sul-Americana, mesmo que chegasse em segundo lugar no Brasileirão.
A confusão se deu porque o vice do Nacional entra diretamente na fase de grupos da Liberta enquanto que o campeão da Sul-Americana entra na fase anterior. E como o título se soprepunha ao vice nacional, o brasileiro campeão poderia ser "punido" pelo título.
Mas a CBF, reconhecendo o problema, redefiniu que caso um dos dois clubes conquiste a Sul-Americana e termine o Brasileirão na segunda posição, acessará a Libertadores na segunda fase, já nos grupos. O 4º colocado do Brasileirão, neste cenário, herdará a vaga da Sul-Americana para a primeira fase da próxima edição da Copa Libertadores.
Então, as seis vagas nacionais na Libertadores 2013 ficaram assim definidas:
- Atual campeão da Libertadores: Corinthians entra na fase de grupos
- Atual campeão da Copa do Brasil: Palmeiras entra na fase de grupos
- Campeão brasileiro: vaga na fase de grupos
- Vice-campeão brasileiro: vaga na fase de grupos
- Terceiro colocado do Brasileirão: vaga na primeira fase
- Quarto colocado do Brasileirão: vaga na primeira fase
Mas ainda existe mais uma possibilidade: caso São Paulo ou Grêmio conquiste a Sul-Americana mas não fique entre os quatro primeiros do Brasileirão, a equipe se classificará pela vaga do torneio continental, enquanto que o quarto colocado do Brasileirão perderá a vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário