domingo, 20 de maio de 2012

Classificação 2012

  • Classificação Brasileirão 2012
Times P J V E D GP GC SG %
1 Botafogo Botafogo >> Subiu3 3 1 1 0 0 4 2 2 100
2 Internacional Internacional >> Subiu10 3 1 1 0 0 2 0 2 100
3 Figueirense Figueirense >> Subiu5 3 1 1 0 0 2 1 1 100
4 Vasco Vasco >> Subiu16 3 1 1 0 0 2 1 1 100
5 Atlético-MG Atlético-MG >> Desceu3 3 1 1 0 0 1 0 1 100
6 Fluminense Fluminense >> Subiu4 3 1 1 0 0 1 0 1 100
7 Palmeiras Palmeiras >> Subiu7 1 1 0 1 0 1 1 0 33
8 Portuguesa Portuguesa >> Subiu8 1 1 0 1 0 1 1 0 33
9 Sport Sport >> Subiu10 1 1 0 1 0 1 1 0 33
10 Flamengo Flamengo >> Desceu1 1 1 0 1 0 1 1 0 33
11 Bahia Bahia >> Desceu8 1 1 0 1 0 0 0 0 33
12 Santos Santos >> Subiu5 1 1 0 1 0 0 0 0 33
13 Cruzeiro Cruzeiro >> Desceu6 1 1 0 1 0 0 0 0 33
14 Atlético-GO Atlético-GO >> Desceu13 1 1 0 1 0 0 0 0 33
15 Grêmio Grêmio >> Desceu4 0 1 0 0 1 1 2 -1 0
16 Náutico Náutico >> Desceu3 0 1 0 0 1 1 2 -1 0
17 Ponte Preta Ponte Preta >> Desceu2 0 1 0 0 1 0 1 -1 0
18 Corinthians Corinthians >> Desceu13 0 1 0 0 1 0 1 -1 0
19 São Paulo São Paulo >> Desceu1 0 1 0 0 1 2 4 -2 0
20 Coritiba Coritiba >> Desceu14 0 1 0 0 1 0 2 -2 0
P
Pontos
J
Jogos
V
Vitórias
E
Empates
D
Derrotas
GP
Gols Pró
GC
Gols Contra
SG
Saldo de Gols
%
Aproveitamento
Fonte: Site Terra

1a Rodada: Cruzeiro 0 x 0 Atlético GO

Na estreia de Roth, Cruzeiro é irregular e fica no empate sem gols com Atlético-GO

Time celeste começa o Campeonato Brasileiro com atuação irregular em Uberlândia

Gustavo Andrade - Superesportes
| Tags: celular 

Publicação:

20/05/2012 20:20
 

Atualização:

20/05/2012 20:27
Celio Messias/VIPCOMM

A estreia de Celso Roth deixou claro que o treinador terá muito trabalho para conseguir armar uma equipe regular na Toca da Raposa. Neste domingo, o time celeste teve atuação instável e iniciou o Campeonato Brasileiro com empate sem gols diante do Atlético-GO, em Uberlândia.


Com um ponto somado em casa, o Cruzeiro tentará a primeira vitória sob o comando de Celso Roth longe de seus domínios. No próximo sábado, às 21h, a Raposa enfrenta o Náutico no Recife.

O jogo contra o time pernambucano poderá marcar as estreias dos volantes Tinga e Willian Magrão, contratados nessa semana. Sem eles e numa formação com cinco homens no meio-campo e Wellington Paulista isolado no ataque, o Cruzeiro não conseguiu balançar as redes contra o Atlético-GO de Adílson Batista, que não aceitou oferta para assumir o cargo deixado por Vágner Mancini. Assim, Roth foi a alternativa da diretoria cruzeirense.

Começo turbulento

Nos primeiros 45 minutos sob o comando de Celso Roth, a Raposa alternou instabilidade na defesa e oportunidades escassas no ataque. A primeira chance aconteceu aos 7 minutos de jogo. Montillo avançou pela direita e cruzou para a área, a zaga do Atlético-GO cortou e a bola sobrou para Souza. Livre, o meia finalizou mal. Logo no minuto seguinte, os visitantes responderam. Bida foi lançado na área, dominou no peito e, de frente para o gol, chutou à direita de Fábio.

Com início instável, o time celeste viu seu goleiro ser bastante acionado. O Atlético-GO se aproveitava de atuação irregular do lateral Marcos e criava oportunidades pela ponta esquerda. Numa delas, Bida pegou sobra na entrada e bateu forte, Fábio saltou e evitou a abertura do placar.

Dominado pelo adversário em boa parte do primeiro tempo, o Cruzeiro voltou a ter chance de gol apenas aos 29 minutos. Souza finalizou de longe, a bola desviou na marcação e sobrou para Everton, que teve chute defendido pelo goleiro Roberto.

A partir de então, a equipe comandada por Celso Roth esteve mais próxima de marcar. Aos 37 minutos, o Cruzeiro teve gol anulado. Amaral cobrou falta para a área e Victorino, que substituiu o contundido Alex Silva, finalizou para o fundo das redes, mas em impedimento.

Duas grandes chances aconteceram nos últimos minutos da etapa inicial. Na primeira delas, Montillo cruzou, Everton chutou forte e Roberto espalmou. A bola ficou com Charles, que finalizou em cima de defensores do Atlético-GO. Na sequência, Montillo lançou para Wellington Paulista, que chutou de bico e longe da meta.

Pouca evolução

Para a etapa final, Celso Roth sacou Marcos, que foi muito vaiado pela torcida. Diego Renan o substituiu. Com a mudança na lateral, o Cruzeiro cedeu menos espaços pelo lado direito de sua defesa, mas não conseguiu dominar o adversário no princípio do segundo tempo.

Nos primeiros 15 minutos da etapa final, o Cruzeiro finalizou apenas uma vez a gol, com Montillo de fora da área. Assim, Celso Roth voltou a acionar o banco de reservas e mudou a formação tática. Everton deixou a partida para a entrada de Anselmo Ramon.

Aos 17 minutos, o time celeste esteve muito próximo de abrir o placar, mas parou no goleiro adversário. Souza cruzou da ponta direita, Wellington Paulista cabeceou no canto esquerdo e Roberto se esticou para fazer grande defesa.

Três minutos depois, nova combinação entre cruzamento de Souza e cabeceio de Wellington Paulista voltou a assustar o Atlético-GO. O desvio de cabeça do camisa 9 saiu rente à trave direita. Montillo também teve sua chance, mas não conseguiu superar Roberto.

No momento em que o Cruzeiro mais ameaçava o adversário, o time de Celso Roth teve de lidar com desvantagem numérica. O atacante Anselmo Ramon recebeu cartão vermelho aos 30 minutos. Na saída do gramado, o jogador se queixou de “não poder mais reclamar” da arbitragem. Com um homem a menos, o time celeste se fechou na defesa e aguardou o fim de jogo.

Cruzeiro x Atlético-GO

Cruzeiro
Fábio; Marcos (Diego Renan, no intervalo), Alex Silva (Victorino, aos 17min do 1ºT), Leo e Marcelo Oliveira; Charles, Amaral, Souza, Montillo Everton (Anselmo Ramon, aos 18min do 2ºT); e Wellington Paulista
Técnico: Celso Roth

Atlético-GO

Roberto; Joilson, Gilson, Paulo Henrique e Ernandes; Pituca, Marino (Juninho, aos 41min do 2ºT), Fernando Bob, Bida e Elias (William, aos 22min do 2ºT); Diogo Campos (Felipe, aos 33min do 2ºT)
Técnico: Adílson Batista

Motivo: Primeira rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Parque do Sabiá, em Uberlândia
Data: 20 de maio (domingo)
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Marcos Santos Pessanha (RJ)
Cartões amarelos: Gilson (Atlético-GO), Everton e Amaral (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Anselmo Ramon (Cruzeiro), aos 30min do 2ºT

1a Rodada: Bahia 0 x 0 Santos

Aranha salva reservas do Santos e segura 0 a 0 contra o Bahia
20 de maio de 2012 20h24 atualizado às 21h09

Borges perdeu excelente chance de garantir a vitória do Santos nos minutos finais. Foto: Erik Salles/Futura Press Borges perdeu excelente chance de garantir a vitória do Santos nos minutos finais
Foto: Erik Salles/Futura Press

O time reserva do Santos sofreu pressão do Bahia, no Pituaçu, mas contou com goleiro Aranha em noite inspirada. O camisa 1 foi o principal responsável pelo placar de 0 a 0 na partida que marcou a estreia dos times no Campeonato Brasileiro na noite deste domingo.
» Veja o guia e saiba tudo sobre os times do Brasileiro 2012
» Veja opções de jogadores para o seu time repatriar no Brasileiro
O duelo foi prejudicado pela forte chuva que caiu em Salvador e teve qualidade técnica baixa. O Bahia, principalmente no segundo tempo, viu o goleiro Aranha fazer diversas defesas difíceis.
A atuação dos reservas santistas foi insatisfatória. O time contou com as estreias de David Braz, Galhardo, Gerson Magrão e Bernardo, mas sofreu com sérias dificuldades de criação.
Ficha técnica
BAHIA 0 x 0 SANTOS
BAHIA: Marcelo Lomba, Fabinho, Rafael Donato, Titi e Gerley; Fahel, Helder, Gabriel e Morais; Lulinha e Ciro
SANTOS: Aranha, Galhardo, Bruno Rodrigo, David Braz e Léo; Ewerton Páscoa, Gerson Magrão, Felipe Anderson e Bernardo; Rentería e Borges Treinador: Muricy Ramalho
Cartões amarelos
BAHIA: Fabinho
SANTOS: Bruno Rodrigo
Árbitro
Evandro Rogério Roman (PR)
Local
Estádio Pituaçu, em Salvador (BA) Apesar disso, o Santos ainda esteve mais perto do gol. No primeiro tempo, David Braz cabeceou a bola na trave após cobrança de escanteio. Já no segundo tempo, Borges perdeu duas grandes oportunidades nos minutos finais.
A opção de Muricy Ramalho pelos reservas se deve ao fato de o time ter duelo contra o Velez Sarsfield pela Libertadores, na próxima quinta-feira, na Vila Belmiro. O time perdeu o jogo de ida por 1 a 0. Já o Bahia terá que reverter a vantagem do Grêmio de 2 a 1 nas quartas de final da Copa do Brasil, jogando em pleno Olímpico, também na quinta-feira.
Na próxima rodada do Brasileiro, as duas equipes atuam domingo (27/05), às 16h (de Brasília). Enquanto o Santos encara o Sport, na Vila Belmiro, o Bahia tem duelo marcado diante do São Paulo, no Morumbi.
Terra

1a Rodada: Vasco 2 x 1 Grêmio

Vasco tira titulares do banco e supera Grêmio em estreia
20 de maio de 2012 20h23 atualizado às 20h36


Fellipe Bastos marcou o primeiro gol do Vasco. Foto: Marcelo Sadio/Agif/Gazeta Press Fellipe Bastos marcou o primeiro gol do Vasco
Foto: Marcelo Sadio/Agif/Gazeta Press


O Vasco precisou abrir mão de poupar alguns dos titulares que haviam sido preservados neste domingo para sair com a vitória na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Contra um Grêmio também desfalcado em São Januário, a equipe carioca definiu no segundo tempo o triunfo por 2 a 1 e somou seus três primeiros pontos na competição, com gols de Fellipe Bastos e Alecsandro - e com uma boa atuação do goleiro Fernando Prass, que pegou um pênalti de Marcelo Moreno no final do jogo.
Sem jogadores titulares como Fagner, Thiago Feltri, Juninho Pernambucano, Diego Souza e Alecsandro (preservados inicialmente por causa do compromisso de meio de semana pela Copa Libertadores da América), o time comandado por Cristóvão Borges abriu o placar com o volante Fellipe Bastos cobrando falta aos 22min.
O Grêmio, que também havia preservado jogadores como o atacante Marcelo Moreno, o zagueiro Gilberto Silva e o volante Léo Gago, não demorou para conseguir a igualdade. Três minutos depois do gol de Fellipe Bastos, Fernando arriscou rasteiro de fora da área, tirando do alcance de Prass e estabelecendo o empate por 1 a 1, que perdurou por todo o primeiro tempo.
Para a etapa final, o Vasco apostou na entrada de dois titulares experientes logo na volta do intervalo: Juninho Pernambucano rendeu Willian Bárbio, enquanto Alecsandro entrou no lugar de Kim - mais tarde, Rômulo substituiu Rodolfo. O time carioca ganhou mobilidade em campo, mas foi o Grêmio quem chegou a balançar a rede: aos 13min, Prass teve dificuldades para agarrar a bola após cruzamento de Marco Antônio e Miralles pegou a sobra para marcar, mas a arbitragem assinalou impedimento.
O gol dos vascaínos saiu somente aos 24min, em uma jogada de bola parada. Juninho cobrou falta na área e Alecsandro, que passou nas costas da zaga gremista, cabeceou firme para recolocar os anfitriões na frente no marcador.
Os gaúchos até tiveram duas grandes oportunidades para empatam, mas perderam ambas. Logo aos 27min, Prass fez boa defesa em chute de Marcelo Moreno, que havia entrado no lugar de André Lima, e Miralles desviou para fora, mesmo com o gol escancarado à sua frente. Depois, aos 33min, Renato Silva cabeceou a bola na própria mão e a arbitragem marcou pênalti. Moreno bateu, mas Prass acertou o canto e garantiu o triunfo vascaíno.
Agora, as duas equipes terão importantes compromissos no meio de semana: o Vasco vai ao Pacaembu na quarta-feira para a segunda perna das quartas de final da Copa Libertadores da América diante do Corinthians (a ida terminou empatada por 0 a 0). Já o Grêmio recebe o Bahia na quinta-feira, pela volta das quartas da Copa do Brasil - o time tricolor venceu a ida em Salvador por 2 a 1.

1a Rodada: Corínthians 0 x 1 Fluminense

Em jogo de reservas, Fluminense vence Corinthians fora de casa
20 de maio de 2012 17h51 atualizado às 18h44



Henrique Moretti
Direto de São Paulo
O atual vencedor do Campeonato Brasileiro estreou com derrota na edição de 2012. Neste domingo, no Pacaembu, o Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Fluminense, em jogo de times reservas. Preocupado com as quartas de final da Copa Libertadores, os times pouparam seus titulares e fizeram um jogo de baixo nível técnico. Mesmo sem o técnico Abel Braga no banco, que estava suspenso, o Fluminense conseguiu a vitória no segundo tempo, com gol de Leandro Euzébio.
O fato dos times apostarem em jogadores reservas deixou a partida mais corrida no começo. Descansados e dispostos a mostrar que podem ser titulares, os atletas dos dois times buscaram o ataque desde os primeiros minutos. Porém, o desentrosamento atrapalhou e a primeira chance clara de gol só surgiu aos 14min: após contra-ataque puxado por Lanzini, Matheus Carvalho chutou sozinho dentro da área, mas Cássio estava bem posicionado e defendeu.
O Fluminense ainda voltou a atacar com perigo aos 22min, mas o chute forte de Carleto também foi defendido pelo goleiro. O Corinthians só assustou o Fluminense quando a partida ficou mais lenta. Primeiro aos 32min, quando a finalização de Willian saiu fraca na área. Depois, aos 34min, com cabeceio perigo de Gilsinho, que foi perto do gol. Ainda houve tempo para Wallace arriscar de fora da área, mas Cássio apareceu bem de novo e assegurou o 0 a 0 até o fim do primeiro tempo.
O Corinthians voltou melhor do intervalo e já teve uma grande chance aos 9min: Douglas foi lançado na esquerda, chutou a bola na trave, e Ricardo Berna ficou com ela na sequência. Logo depois, Ramon ainda fez uma bela jogada, mas Willian chutou fraco, para defesa de Berna. Porém, a empolgação corintiana parou por aí. O time passou a errar lances simples, deixou o Fluminense voltar para o jogo e foi castigado por isso.
Aos 26min, Marcos Junior cobrou escanteio pela esquerda, e Leandro Euzébio subiu para cabecear com precisão, finalmente superar o goleiro Cássio e abrir o placar para o Fluminense. Afim de segurar o placar, o time carioca recuou e até permitiu que o Corinthians ameaçasse uma reação. Mas as melhores chances vieram apenas em bola parada e não resultaram em gol.
Agora os dois times poderão enfim voltar suas atenções para as quartas de final da Copa Libertadores. O Corinthians vai receber o Vasco no mesmo Pacaembu, às 22h (de Brasília) da próxima quarta-feira, dia 23 de maio. O Fluminense jogará no mesmo dia, mas diante do Boca Juniors. A partida será no Engenhão, às 19h30 (de Brasília).
Ficha técnica
CORINTHIANS 0 x 1 FLUMINENSE
Gols
FLUMINENSE:
Leandro Euzébio, aos 26min do 2º tempo
CORINTHIANS: Cássio; Welder, Antonio Carlos, Marquinhos e Ramon; Willian Arão (Adilson), Ramírez e Douglas; Gilsinho (Elton), Willian e Liedson
Treinador: Tite
FLUMINENSE: Ricardo Berna; Wallace, Wellington Carvalho, Leandro Euzébio e Carleto; Digão, Fábio Braga (Rafinha) e Lanzini (Jean); Matheus Carvalho (Carlinhos), Marcos Júnior e Samuel
Treinador: Leomir (auxiliar)
Cartões amarelos
CORINTHIANS: Ramon e Douglas
FLUMINENSE: Matheus Carvalho e Rafinha
Árbitro
Fabrício Neves Corrêa (RS)
Local
Estádio Pacaembu, em Sâo Paulo (SP)

1a Rodada: Ponte Preta 0 x 1 Atlético Mineiro

Argentino marca no fim e Atlético-MG bate "estreante" Ponte
20 de maio de 2012 17h53 atualizado às 19h43


O Atlético-MG não quis saber de dar boas-vindas na volta da Ponte Preta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, em Campinas, o time mineiro contou com um gol do argentino Escudero, aos 45min do 2º tempo, para vencer a partida por 1 a 0. Com isso, o Atlético-MG somou seus três primeiros pontos na competição e ainda quebrou um tabu - foi a primeira vez que o time bateu a Ponte fora de casa em jogos oficiais.
O jogo até começou quente - o primeiro lance de perigo veio aos 4min e aconteceu após uma cobrança de escanteio: Somália cabeceou na área e deu trabalho para o goleiro Giovanni. Mas era o Atlético-MG que tinha mais consistência e por isso criou duas boas chances de gol: aos 6min, Réver ficou livre após cruzamento e chutou para fora. Aos 10min, Bernard acertou um chute perigoso e por pouco não superou Lauro.
Depois disso, a partida ficou mais equilibrada e a Ponte também chegou perto de abrir o placar: aos 16min, Somália entrou na área e driblou Lauro, mas seu chute foi barrado por Richarlyson. As respostas da equipe mineira vieram com André, mas só no final do primeiro tempo: aos 42min, ele cabeceou perto do gol. Já aos 46min o centroavante tabelou com Mancini e chutou forte, mas Lauro defendeu.
Nem Ponte e nem Atlético voltaram bem do intervalo. Os times demoraram para criar boas jogadas, por isso Kleina e Cuca começaram a fazer substituições. Até que, aos 18min, um lance polêmico aconteceu: Leonardo Silva falhou na área, e Roger tentou encobrí-lo. Não conseguiu e a bola ainda sobrou para Renê Junior, que teve seu chute travado. Depois, Roger partiu para a reclamação, alegando que a bola teria tocado na mão do zagueiro atleticano.
O Atlético-MG não quis saber da polêmica e melhorou na partida. Tanto que, aos 39min, Richarlyson arriscou de muito longe e por pouco não conseguiu abrir o placar. A bola até foi desviada por Lauro, mas ainda resvalou no travessão. A pressão foi tamanha que resultou em gol aos 45min, quando Escudero aproveitou sobra na área e cabeceou para o fundo do gol.
Ficha técnica
PONTE PRETA 0 x 1 ATLÉTICO-MG
Gols
ATLÉTICO-MG:
Escudero, aos 45min do 2º tempo
PONTE PRETA: Lauro; Cicinho, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, João Paulo, Somália (Renê Jr.) e Enrico (André Dias); Tony (Nadson) e Roger
Treinador: Gilson Kleina
ATLÉTICO-MG: Giovanni; Carlos César (Marcos Rocha), Réver, Rafael Marques e Richarlyson; Pierre, Dudu Cearense (Leonardo Silva), Bernard, Danilinho e Mancini (Escudero); André
Treinador: Cuca
Cartões amarelos
PONTE PRETA: Ferron, Cicinho e Renê Júnior
ATLÉTICO-MG: Marcos Rocha, Réver, Richarlyson, Dudu Cearense, Bernard
Árbitro

Local
Agradecimentos ao site : Terra Esportes

1a Rodada: Inter 2 x 0 Coritiba

Damião brilha, e Inter bate Coritiba em estreia no Brasileiro
20 de maio de 2012 17h52 atualizado às 21h19

Inter vence Coritiba com dois golaços

O Internacional vai terminar entre os líderes a primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2012. O campeão gaúcho derrotou neste domingo o Coritiba, por 2 a 0, no Estádio Beira-Rio. A partida foi marcada por uma grande atuação coletiva da equipe colorada, com destaque para o atacante Leandro Damião, autor de um gol e uma assistência. O também atacante Dagoberto marcou o segundo gol dos mandantes.
» Veja como foi Inter 2 x 0 Coritiba

Com suas atenções todas voltadas para a competição nacional, o Inter começou com tudo o jogo, abrindo o placar aos 8min de partida. Com mais presença ofensiva, o time gaúcho criou chances já nos primeiros minutos de jogo e saiu na frente com Leandro Damião.
O principal atacante colorado passou pelo zagueiro do Coritiba com um drible da vaga e finalizou no ângulo esquerdo de Vanderlei, conseguindo seu primeiro gol da competição. Em 2011, Damião anotou 14 gols no Brasileiro; foram 38 em toda a temporada passada.
Depois do gol, o Coritiba tentou reagir imediatamente, mas, errando muitos passes, pouco conseguiu fazer contra o time da casa, que dominavas as ações no meio campo. Assim, com tranquilidade, o Campeão Gaúcho chegou ao segundo gol, com Dagoberto, aos 37min.
Após troca de passes no ataque, Damião ajeitou para Dagoberto tocar no canto esquerdo de Vanderlei. Esse foi o quinto gol com a camisa do Inter do atacante, que chegou ao clube no começo do ano, depois de deixar o São Paulo.
O segundo tempo não registrou gols, mas também teve chances claras para o time da casa, em especial em jogadas de contra-ataque. Aos 32min, Elton recebeu ótimo passe de Dagoberto. O Volante ficou na frente do goleiro, mas perdeu o ângulo e manda sobre a meta.
Aos 39min, Damião quase anotou seu segundo gol. O atacante finalizou da entrada da área e acertou o travessão da equipe rival.
O Coritiba, mesmo precisando do resultado não ameaçou a meta do goleiro Muriel, do Inter. Tranquila, a defesa gaúcha aniquilou todas as investidas do rival.
Dono de um dos melhores elencos do futebol nacional e se dedicando apenas ao Campeonato Brasileiro, o Inter chega ao Campeonato Brasileiro como um dos favoritos ao Brasileiro. Título que a equipe não conquista desde 1979, ano em que venceu de forma invicta a competição.
Na próxima rodada, o Inter vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, que estreou com o empate com Sport, em Recife. Já o Coritiba pega o faz sua estreia em casa e pega o Botafogo no Couto Pereira.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 x 0 CORITIBA
Gols
INTERNACIONAL: Leandro Damião, aos 8min, e Dagoberto, aos 37 min do primeiro tempo
INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Guiñazu, Elton, Oscar, Dátolo (João Paulo) (Bolatti) e Dagoberto (Marcos Aurélio); Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior
CORITIBA: Vanderlei; Gil, Emerson, Démerson e Lucas Mendes; Willian (Sérgio Manoel), Júnior Urso, Renan Oliveira (Marcel) e Lincoln; Everton Costa e Anderson Aquino. Técnico: Marcelo Oliveira
Cartões amarelos
Dátolo, Leandro Damião, Dagoberto e Oscar (Internacional); Lucas Mendes, Lincoln e Emerson (Coritiba)
Árbitro
Pablo dos Santos Alves (ES)
Local
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

1a Rodada:Botafogo 4 x 2 São Paulo

Local:
Engenhão
Data:
20/05/2012, 16:00
Botafogo 4 x 2 São Paulo
Herrera comemora um dos três gols que marcou contra o São Paulo no Engenhão

Herrera marca três, e 'visitante' Botafogo vira para cima do São Paulo no Engenhão

Caio Barbosa
Do UOL, no Rio de Janeiro
Botafogo e São Paulo fizeram um clássico de estreia das equipes no Campeonato Brasileiro, num Engenhão com cara de Morumbi. A torcida alvinegra compareceu em número bastante reduzido depois da perda do Campeonato Carioca e da eliminação precoce na Copa do Brasil, enquanto as torcidas organizadas do São Paulo faziam muito barulho, com mais faixas e bandeiras que os donos da casa. O fato inusitado, no entanto, não favoreceu o São Paulo neste domingo. Em noite inspirada do argentino Herrera, autor de três gols, o time de General Severiano venceu por 4 a 2, de virada, e calou os visitantes incômodos.

Gols do Campeonato Brasileiro - 7 vídeos

Com show de Herrera, Botafogo vence o São Paulo
:O jogo começou com muitos erros de passe das duas equipes, que pareciam nervosas em campo. O São Paulo, aos poucos, começou a parar e tocar a bola com calma, e criou a primeira boa oportunidade da partida. Aos 7min, Luis Fabiano enganou toda a defesa alvinegra com um drible de corpo, invadiu a área, mas acabou sendo travado na hora do arremate. O Botafogo respondeu em seguida, num perigoso contra-ataque puxado por Vitor Junior, que atravessou metade do campo e chutou da entrada da área, tirando tinta da trave direita de Denis.
A boa jogada não assustou o São Paulo, que seguiu comandando as ações até abrir o placar, aos 12min. Lucas recebeu pelo lado direito, pedalou e passou como quis por Renato antes de cruzar para a área, onde Jadson estava completamente livre, próximo à marca do pênalti. O apoiador tricolor sequer dominou a bola e mandou de primeira praticamente no ângulo direito de Jefferson, que não teve o que fazer e apenas viu a bola tocar a trave antes de morrer no fundo da rede.
O gol não mudou em nada o panorama do jogo. O Botafogo continuou com muitos erros de marcação e posicionamento, deixando Lucas completamente solto para exibir vasto repertório de dribles e pedaladas pelo lado direito do ataque são-paulino. O Tricolor quase chegou aos segundo gol aos 26min, mas, desta vez, pelo lado esquerdo, com o ex-alvinegro Cortez. O lateral fez grande jogada em cima de Lucas, tabelou com Jadson, passou por Brinner e entrou livre na área, mas chutou com o pé direito e acertou a rede de Jefferson, mas pelo lado de fora.
Os únicos lampejos de criatividade no Botafogo saíam dos pés de Vítor Junior, que aos 41min conseguiu levar perigo pela segunda vez, mesmo assim com um chute da intermediária que passou rente ao poste esquerdo de Denis. No último lance do primeiro tempo, porém, foi o São Paulo que quase marcou, novamente com Lucas, após cabeçada no ângulo, que Jefferson foi buscar. Foi quando a torcida alvinegra se fez presente: vaiou muito o time após o apito de Sandro Meira Ricci.
"Não temos que pensar se o estádio está cheio ou vazio. Todos os jogos do campeonato são importantes. Vamos tentar voltar melhor no segundo tempo e buscar dar alegria aos que estão aqui ou acompanhando em casa", disse o zagueiro Brinner, lamentando a ausência da torcida. E deu certo. O Botafogo retornou para o segundo tempo com o criticado argentino Herrera no lugar do ídolo uruguaio Loco Abreu.
Em menos de cinco minutos, Herrera fez mais do que Abreu em todo o primeiro tempo. Inclusive gol. Aos 4min, Lucas fez cruzamento preciso pela direita e o atacante alvinegro cabeceou com ainda mais precisão no canto esquerdo de Denis. O gol acendeu os alvinegros, que poderiam ter virado aos 8min, em mais uma boa jogada do argentino e de Marcio Azevedo, mas o São Paulo não esmoreceu e rapidamente retomou o controle do jogo. Aos 10min, Jadson cruzou na medida para Luis Fabiano, mas Jefferson fez uma defesa extraordinária e evitou o gol. Seis minutos depois, porém, não teve jeito. Em novo cruzamento do camisa 10, Fabuloso subiu mais que a zaga e testou. Desta vez, a bola bateu em Brinner e enganou o goleiro Jefferson.
Muito mais na raça de Herrera do que na organização tática, o Botafogo cresceu novamente e voltou a empatar. Aos 23min, o argentino foi derrubado na área por Paulo Miranda. Sandro Meira Ricci marcou pênalti e, na cobrança, o atacante deslocou Denis com categoria para deixar tudo igual no Engenhão. Cinco minutos depois, o Alvinegro contou com a sorte que estava com Luis Fabiano para virar a partida. Vitor Junior cobrou falta da entrada da área, a bola bateu em Cícero e traiu o goleiro tricolor.
O técnico Leão, então, decidiu trocar Casemiro e Jadson por Maicon e Fernandinho. As alterações selaram o destino do São Paulo. Maicon falhou em saída de bola, perdeu a jogada para Fellype Gabriel, que serviu Herrera. O argentino fuzilou Denis, decretou a vitória alvinegra e tirou de Lucas o prêmio de melhor jogador em campo. No fim, as vaias deram lugar aos aplausos, sobretudo ao técnico Oswaldo de Oliveira, que acabou expulso por Sandro Meira Ricci, a Vitor Junior e, claro, Herrera.

Personagens da Partida

Melhores

  • Herrera
    O atacante marcou três gols e comandou a virada botafoguense no Engenhão
  • Cortez
    O lateral do São Paulo tomou conta do seu setor e levou muito perigo

Piores

  • Loco Abreu
    Paradão dentro da área, não acertou nem as cabeçadas, seu ponto forte
  • Renato
    Sofreu com as pedaladas de Lucas pelo lado esquerdo da defesa alvinegra

Resumo da Partida

Botafogo 4 x 2 São Paulo
Técnico: Oswaldo de Oliveira Técnico: Emerson Leão
1. Jefferson
2. Lucas
4. Fábio Ferreira
3. Brinner
87. Márcio Azevedo
5. Jadson
8. Renato
Saiu 11. Vítor Júnior Gol
Entrou 16. Gabriel
7. Maicosuel
Saiu 10. Fellype Gabriel
Entrou 15. Lucas Zen
Saiu 13. Loco Abreu
Entrou 17. Herrera Gol Gol Gol


22. Denis
23. Douglas
13. Paulo Miranda Cartão amarelo
4. Rhodolfo
6. Cortez
Saiu 28. Casemiro
Entrou 18. Maicon
15. Denílson
16. Cícero
Saiu 10. Jadson Gol
Entrou 12. Fernandinho
7. Lucas
9. Luis Fabiano Gol