domingo, 10 de janeiro de 2010

Campeonato Paulista 2010


1a Rodada 16-17/01
Rio Claro       x      Botafogo
Palmeiras      x      Mogi Mirim
Ituano             x      Mirassol
Ponte Preta   x     Sto Andre
Bragantino    x     Oestes
Sertãozinho  x     Barueri
Monte Azul    x     Corinthians
São Paulo      x     Portuguesa Desportos
Rio Branco    x     Santos
São Caetano x    Paulista
Regulamento
DA PRIMEIRA FASE


Art. 6º - Na primeira fase os Clubes formarão o grupo 01 (um) com 20 (vinte) participantes e jogarão entre si em turno único, classificando-se para a fase semifinal os 04 (quatro) Clubes com o maior número de pontos ganhos DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 4º - A Competição, com 20 (vinte) participantes, terá início em 16 de janeiro e término em 02 de maio de 2010 e será realizada em 03 (três) fases em que os Clubes jogarão no mínimo 19 (dezenove) e no máximo 23 (vinte e três) partidas.

Art. 5º - Na determinação do número de mandos de jogos de cada Clube foi utilizado o critério técnico, observada a classificação do Campeonato Paulista - Primeira Divisão - Série A1 de 2009.

§ 1º - A designação do local onde serão realizadas as partidas entre São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista competirá ao DCO.

§ 2º - A designação do local onde serão realizadas as partidas das fases semifinal e final da Competição caberá ao DCO.

nesta fase.

Parágrafo Único – Concluída a primeira fase os 04 (quatro) Clubes que obtiverem o menor número de pontos ganhos serão rebaixados à Primeira Divisão - Série A2 de 2011, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos neste REC.


DA FASE SEMIFINAL

Art. 7º - A fase semifinal da Competição será disputada pelos 04 (quatro) Clubes classificados na primeira fase, divididos em 02 (dois) grupos de 02 (dois), que jogarão dentro dos respectivos grupos em turno e returno, classificando-se para a fase final os Clubes com o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos neste REC.


          GRUPO DOIS                                 GRUPO TRÊS

1ª Colocada do GRUPO UM                     2ª Colocada do GRUPO UM
4ª Colocada do GRUPO UM                      3ª Colocada do GRUPO UM




DA FASE FINAL

Art. 8º - A fase final da Competição será disputada pelos 02 (dois) Clubes classificados na fase semifinal, que disputarão entre si em jogos de turno e returno, sagrando-se campeão aquele que somar o maior número de pontos ganhos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos neste REC.

Art. 9º - Nas partidas das fases semifinal e final, o Clube que tiver obtido a melhor campanha na somatória de todas as fases anteriores, realizará a primeira partida na condição de visitante e a segunda partida como mandante.

Parágrafo Único. Entende-se por melhor campanha, para efeitos deste Artigo, o quanto disposto no Artigo 14, Parágrafo 2º deste REC.


DO TROFÉU “CAMPEÃO DO INTERIOR”

Art. 10 - Concluída a primeira fase da Competição, os Clubes classificados do 5º ao 8º lugar disputarão o troféu “Campeão do Interior”.

§ 1º - Estão excluídos desta disputa os Clubes localizados na capital do Estado de São Paulo e o Santos FC.

§ 2º - Caso algum Clube mencionado no parágrafo anterior termine a primeira fase da Competição do 5º ao 8º lugar, sua substituição far-se-á automaticamente, obedecida a seqüência da classificação até o preenchimento das vagas.

Art. 11 - Os 04 (quatro) Clubes classificados para a disputa do troféu “Campeão do Interior” serão divididos em 02 (dois) grupos de 02 (dois) e jogarão dentro dos respectivos grupos em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte o Clube com o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos neste REC.


                                   GRUPO A                                                         GRUPO B

5ª Classificada do GRUPO UM                 6ª Classificada do GRUPO UM
8ª Classificada do GRUPO UM                 7ª Classificada do GRUPO UM

Art. 12 - Os 02 (dois) Clubes classificados formarão o grupo C e disputarão entre si em jogos de turno e returno, sagrando-se “Campeão do Interior” aquele que somar o maior número de pontos ganhos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos neste REC.

Art. 13 - Nas partidas da disputa do Troféu “Campeão do Interior”, nos grupos A, B e C, o Clube que tiver obtido a melhor campanha na somatória de todas as fases anteriores, realizará a primeira partida na condição de visitante e a segunda partida como mandante.

Parágrafo Único: Entende-se por melhor campanha, para efeitos deste Artigo, o quanto disposto no Artigo 14, Parágrafo 2º deste REC.


DO CRITÉRIO DE DESEMPATE

Art. 14 - Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre 02 (dois) ou mais Clubes aplicam-se sucessivamente, na primeira fase, os seguintes critérios técnicos de desempate:

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões vermelhos recebidos;
e) Menor número de cartões amarelos recebidos;
f) Sorteio público na sede da FPF.

§ 1º - Aplicam-se, no caso de igualdade por pontos ganhos nas fases Semifinal e Final da Competição, bem como nos grupos A, B e C do Troféu “Campeão do Interior”, os critérios do caput deste artigo, até a alínea “b”, somente na fase em questão. Persistindo a igualdade, prevalecerá a melhor campanha na somatória de todas as fases da Competição.

§ 2º - Entende-se por melhor campanha, para efeitos do parágrafo anterior, o maior número de pontos ganhos acumulados pelo Clube, seguindo, se necessário, a ordem de critérios de desempate prevista no caput deste artigo, considerando-se todas as fases da Competição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário