sábado, 30 de junho de 2012

7a Rodada: Náutico 0 x 2 Fluminense

Samuel e Cavalieri brilham e Flu derrota o Náutico

Centroavante marcou os dois gols do Fluminense. Goleiro operou diversos milagres durante o jogo e saiu sem ser vazado


LANCEPRESS!
Publicada em 30/06/2012 às 18:16
Recife (PE)
Com o brilho do centroavante Samuel, que marcou dois gols, e do goleiro Diego Cavalieri - que salvou o Fluminense em diversas oportunidades -, o Tricolor derrotou o Náutico por 2 a 0, em pleno estádio dos Aflitos.
Com o resultado e a derrota do Cruzeiro para o São Paulo, os cariocas assumiram provisoriamente a liderança do Brasileiro, com 15 pontos. Enquanto isso, o Timbu se manteve com sete pontos e pode terminar a rodada na 16ª posição, uma acima da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Flu enfrenta o Flamengo, no Engenhão e os pernambucanos visitam o Atlético-GO no Serra Dourada.
GALERIA
- Veja as imagens da vitória do Flu sobre o Náutico
ENQUETE
- Quem foi o melhor jogador do Náutico na derrota para o Flu?
- Quem foi o melhor jogador do Fluminense na vitória sobre o Timbu?
E MAIS- Thiago Neves tem retorno discreto aos gramados
- Ronaldo Alves lamenta chances perdidas

EFICIÊNCIA TRICOLOR
Empurrado pela torcida que compareceu em peso no estádio dos Aflitos, o Náutico foi para cima do Fluminense no primeiro tempo. O time pernambucano - repleto de nomes conhecidos dos times do eixo Rio-São Paulo - assustou o Tricolor, criou diversas oportunidades na primeira etapa e teve mais volume de jogo do que os cariocas.
A primeira chegada mais incisiva foi aos 13 minutos, quando o camisa 10 Souza recebeu lançamento de Rhayner e bateu rasteiro para defesa de Diego Cavalieri, principal personagem dos 45 minutos iniciais.
O Fluminense não conseguia criar lances de perigo principalmente por conta dos três volantes do Timbu - Elicarlos, Derley e Martinez. Eles anulavam Deco, principal jogador do Fluminense. Elicarlos marcou individualmente o luso-brasileiro e chegou a protagonizar uma cena curiosa, ao seguir Deco até quando recebia instruções do treinador Abel Braga na lateral do gramado.
Aos 20 minutos, o Náutico já somava dez chutes ao gol, enquanto o Flu estava zerado. Porém, o futebol sempre reserva surpresas e por isso é tão apaixonante. Aos 31 minutos, Deco cobrou falta com maestria na cabeça de Samuel, livre dentro da área para abrir o placar. Foi a primeira finalização do Flu no jogo.
O gol não mudou muita coisa no panorama do confronto. O Náutico seguiu atacando impiedosamente e só não empatou graças as intervenções milagrosas de Diego Cavalieri. Aos 37, Souza recebeu livre no meio da zaga tricolor e finalizou para bela defesa de Cavalieri com a mão direita.
Sete minutos depois, foi a vez de Kim cabecear para defesa de Cavalieri. E aos 45, o camisa 12 do Flu fez mais um milagre: Novamente, Souza recebeu livre de marcação e - dentro da pequena área - finalizou cara a cara com o arqueiro. Com o pé esquerdo, Diego salvou o Fluminense de ir para os vestiários com o empate.
ESTRELA DE SAMUEL BRILHA NOVAMENTE
No intervalo, Abel teve que fazer uma alteração. O lateral-direito Bruno sentiu dores após uma entrada forte de Martinez no primeiro tempo e saiu para a entrada de Wallace, seu reserva imediato.
Mas foi só isso que mudou do primeiro para o segundo tempo. O Náutico continuou indo para cima dos cariocas e antes de completar 60 segundos no relógio, Martinez soltou uma bomba para mais uma defesa de Diego Cavalieri. E aos três minutos, Kim, ex-Vasco, invadiu a área e chutou forte. Adivinhem o que aconteceu? Mais uma ótima defesa do goleiro tricolor.
O mesmo Kim ainda perdeu ótima chance ao cabecear, livre, para fora aos seis minutos. E para completar a sequência de milagres, Cavalieri pegou uma ótima cobrança de falta de Martinez aos 12.
E a mesma teoria de "quem não faz leva" aplicada no primeiro tempo castigou os nordestinos. Deco, em um momento de descuido de Elicarlos, fez ótimo lançamento para Jean na direita. O volante chutou em cima de Felipe e no rebote, o iluminado Samuel marcou pela segunda vez na partida. Foi também seu terceiro gol no Brasileiro-2012, o que lhe dá o posto de artilheiro do Flu na competição até o momento.
O gol foi uma ducha de água fria no Timbu. A torcida começou a deixar os Aflitos aos 35 minutos do segundo tempo, com um coro de "Olé" puxado pelos torcedores do Flu, enquanto o time fazia o tempo correr. Liderança provisória e torcida contra Vasco e por um empate entre Grêmio e Atlético-MG para se manter na ponta da tabela ao final da rodada.
FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 0 X 2 FLUMINENSE
Local: Estádio dos Aflitos, Recife (PE)
Data-Hora: 30/6/2012 - 16h20 (Horário de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Pedro Santos de Araújo (AL)
Renda e público: Não divulgado
Cartões amarelos: Martinez e Lúcio (NAU); Deco e Jean (FLU)
Gols: Samuel 30'/1ºT (0-1) e 26'/2ºT (0-2)
NÁUTICO: Felipe; Alessandro, Ronaldo Alves, Márcio Rosário e Lúcio (Breitner 40'/2ºT); Elicarlos, Derley, Martinez e Souza (Cleverson 21'/2ºT); Rhayner e Kim (Romero 28'/2ºT) - Técnico: Alexandre Gallo.
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno (Wallace - Intervalo), Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho e Jean; Wágner (Valencia 18'/2ºT), Deco (Thiago Neves 28'/2ºT) e Wellington Nem; Samuel - Técnico: Abel Braga.
Você comentarista:

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Samuel-Cavalieri-brilham-Flu-Nautico_0_728327277.html#ixzz1zJw2Q9qG
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

7a Rodada Cruzeiro 2 x 3 São Paulo

São Paulo vence o Cruzeiro, que perde a liderança do Brasileirão

Luis Fabiano perde pênalti, mas marca na vitória por 3 a 2, sobre a Raposa em Belo Horizonte


Cruzeiro x São Paulo - Campeonato Brasileiro - Gol do Luis Fabiano (Foto: Ramon Bitencourt) Luis Fabiano marcou o primeiro gol da vitória do São Paulo contra o Cruzeiro (Foto: Ramon Bitencourt)
LANCEPRESS!
Publicada em 30/06/2012 às 18:11
São Paulo (SP)
Depois de uma semana turbulenta, nada melhor do que uma vitória para voltar à calmaria. E foi isso que o São Paulo fez. Na primeira partida após a saída de Emerson Leão, o Tricolor paulista bateu o Cruzeiro, neste sábado, por 3 a 2, no Estádio Independência, e "tirou" a Raposa da liderança do Brasileirão, que agora é do Fluminense. Este foi o primeiro triunfo são-paulino longe do Morumbi no campeonato.
Após a partida, muita festa para os são-paulinos, que se abraçaram muito ainda no gramado do Independência. Até o presidente Juvenal Juvêncio foi ao campo.
VOTE: Quem foi o cara do São Paulo no Independência?
ENQUETE: Qual foi o melhor jogador do Cruzeiro?
O primeiro tempo foi eletrizante. Em apenas quatro minutos, os times marcaram três gols. O São Paulo foi quem inaugurou o placar com Luis Fabiano e, dois minutos depois viu Rafael Donato empatar para a Raposa. Aos 15, Lucas recolocou o Tricolor em vantagem.
No segundo tempo, Jadson marcou o terceiro gol do São Paulo, logo aos 3 minutos. Cinco minutos depois, novamente Rafael Donato diminuiu a vantagem dos visitantes. Luis Fabiano, de pênalti, ainda teve a chance de marcar o quarto gol, porém, parou na defesa do goleiro Fábio.
Com a vitória, o São Paulo sobe duas posições e agora ocupa a sexta colocação, com 12 pontos. Já o Cruzeiro perde a liderança para o Fluminense - que venceu o Náutico por 2 a 0 - e caiu para a segunda posição, com 14.
O JOGO
Nem de longe o São Paulo pareceu ser o mesmo dos tempos de Emerson Leão. Com nova postura tática em campo, agora no 3-5-2, o Tricolor protagonizou um duelo pra lá de emocionante com o Cruzeiro durante o primeiro tempo. O saldo? três gols em apenas quatro minutos.
Apesar da fragilidade da defesa com Rhodolfo, João Filipe e Edson Silva - os dois últimos promovidos à titularidade -, o São Paulo ganhou força no meio de campo com Maicon e na ala direita, com Douglas.
A força então foi exibida pelo Sampa logo aos 5 minutos. Em um contra ataque, Cortez recebeu pela direita e cruzou rasteiro para o Jadson. O camisa 10 mandou muito perto da trave direita do goleiro Fábio e quase marcou.
Mas se a bola de Jadson teimou em não entrar, Luis Fabiano fez questão de ensinar o caminho que ela deveria fazer. Aos 11, depois de uma belíssima jogada de Douglas pela direita, o lateral tocou para Fabuloso, que só teve o trabalho de mandar para o fundo das redes, após falha de Rafael Donato.
O Cruzeiro, no entanto, não se abateu e também quis mostar ao Sampa que estava ligada no jgo. Dois minutos depois, Rafael Donato, o mesmo que falhou no gol de Luis Fabiano, se redimiu e, de cabeça, marcou o gol de empate da Raposa.
Foi então que Lucas apareceu para recolocar o São Paulo à frente do placar novamente. Aos 15, Luis Fabiano, na raça, se livrou de três defensores e caiu. Na sequência, o oportunista camisa 7 ficou com a bola e tocou na saída do goleiro Fábio.
E como se a desvantagem não bastasse, o técnico Celso Roth perdeu Fabinho. Aos 31 minutos, o jogador deve de ser substituído por Souza, devido às dores na panturilha. A Raposa então mudou a forma de jogar e aproximou Montillo do atacante Wellington Paulista.
Depois foi a vez do interino Milton Cruz perder Rhodolfo. O zagueiro sentiu dores na coxa esquerda e saiu para a entrada de Paulo Miranda. O treinador do Sampa preferiu manter o esquema tático. Mas a defesa continou a sofrer com as bolas aéreas do rival.
Na volta para o segundo tempo, Jadson, que havia perdido o gol no início do primeiro tempo, marcou o terceiro do Tricolor. Aos 3 minutos, Maicon tocou para o Cortez, que parou nas mãos de Fábio. No rebote, o camisa 10 ampliou a vantagem do São Paulo.
E a defesa do São Paulo voltou a falhar na bola aérea. Aos 8, após cobrança de escanteio pela direita, Léo desviou de cabeça, e Rafael Donato, também de cabeça, marcou.
O São Paulo ainda teve a chance de marcar o quarto gol, entretanto, Fábio evitou uma goleada dos visitantes. Aos 18, Lucas foi derrubado dentro da área por Souza e Luis Fabiano foi para a cobrança de pênalti. Fabuloso chutou no lado direito do goleiro, que foi buscar.
Na próxima rodada, o Cruzeiro medirá força com o Internacional, no próximo sábado, às 18h30, no Beira Rio. Já o São Paulo receberá o Coritiba - adversário que o eliminou da Copa do Brasil -, domingo, às 16h, no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 3 SÃO PAULO
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Data/ hora: 30/6/2012 - 16h20
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés e Rodrigo Pereira Joia

Renda/ público: R$ 605.095/ 17.695 pagantes
Cartões amarelos: Denilson, Luis Fabiano, Douglas e Denis (SPO); Weelington Paulista e Willian Magrão (CRU)
Cartões vermelhos: -
GOLS
: Luis Fabiano, 11'/1ºT (0-1); Rafael Donato, 13'/1ºT (1-1); Lucas, 15'/1ºT (1-2); Jadson, 3'/2ºT (1-3); Rafael Donato, 8'/2ºT (2-3)
CRUZEIRO: Fábio, Léo, Victorino, Rafael Donato e Everton; Leandro Guerreiro, Charles (Wallyson - 11'/2ºT), Tinga (Willian Magrão - 34'/2ºT) e Montillo; Fabinho (Souza - 31'/1ºT) e Wellington Paulista. Técnico: Celso Roth.
SÃO PAULO: Denis, João Filipe, Rhodolfo (Paulo Miranda - 38'/1ºT) e Edson Silva; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson (Cícero - 21'/2ºT) e Cortez; Lucas (Casemiro - 36'/2ºT) e Luis Fabiano. Técnico: Milton Cruz

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Paulo-vence-Cruzeiro-lideranca-BR_0_728327246.html#ixzz1zJvMXvMS
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

domingo, 24 de junho de 2012

6a Rodada: Gremio 2 x 0 Flamengo

Grêmio esquece "ressaca", bate "invencível" Flamengo e alcança G4
24 de junho de 2012 18h02 atualizado às 18h48

Marcelo Moreno comemora gol contra o Flamengo neste domingo. Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA/ Divulgação Marcelo Moreno comemora gol contra o Flamengo neste domingo
Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA/ Divulgação
A eliminação da Copa do Brasil pelo Palmeiras, na última quinta-feira, não parece ter abalado o entusiasmo dos jogadores do Grêmio. A equipe gaúcha fez valer seu mando de campo e derrotou neste domingo o Flamengo, no Estádio Olímpico, por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados pelo atacante Marcelo Moreno e pelo zagueiro Werley.
» Veja como foi Grêmio 2 x 0 Flamengo
O jogo foi marcado pelo domínio do time da casa, que teve maior posse de bola no primeiro tempo (55 a 45%) e criou as melhores chances desde o princípio. Foram seis finalizações na primeira etapa para o Grêmio contra quatro do rival.
Jogando melhor, o Grêmio conseguiu, finalmente, abrir o placar aos 32min do primeiro tempo, com Marcelo Moreno. Depois de driblar o goleiro Paulo Vitor e quase perder o ângulo do chute, o boliviano finalizou para o fundo da rede do Olímpico. A bola ainda desviou nas mãos de Paulo Vitor.
Contra-ataques marcam segundo tempo
No segundo tempo, o Grêmio seguiu mais perigoso, ainda que as características da partida tivessem mudado. O time da casa, que antes tomava a iniciativa, começou a explorar mais os contra-ataques, e, dessa forma, seguiu levando perigo ao Flamengo. Marcelo Moreno era o gremista mais perigoso.
Depois de uma jogada iniciada em um contra-ataque, o time gaúcho conseguiu um escanteio, que resultou no segundo gol da partida. Depois de cobrança de Marco Antonio, Werley cabeceou para ampliar.
Subindo na tabela
Com a vitória, o Grêmio vai a 12 pontos e abre três de vantagem sobre o Flamengo, que começou a rodada empatado em pontos com o time tricolor. Os gaúchos já levavam vantagem no número de vitórias, por 3 a 2.
Com 12 pontos, o Grêmio sai da quinta colocação e assume pelo menos momentaneamente o quarto posto do torneio. O Botafogo, que também tem nove pontos joga neste domingo contra a Ponte Preta e pode retomar a quarta colocação. Os quatro primeiros da competição garantem vaga na próxima edição da Copa Libertadores.
Com 12 pontos, o Grêmio se aproxima também da liderança da competição. O primeiro colocado, Cruzeiro, com 14 pontos, está a dois do Grêmio, que não vence o principal torneio nacional desde 1996.
Na próxima rodada, o Grêmio pode subir ainda mais na classificação do torneio. O time pega o Atlético-MG, vice-líder da competição, com 13 pontos. O jogo também acontece em Porto Alegre.
Flamengo perde invencibilidade
Já o Flamengo, que vinha de vitória por 1 a 0 contra o Santos na última rodada, sofreu neste domingo sua primeira derrota no Brasileiro. Eram duas vitórias e três empates até então.
Pela sétima rodada, no próximo domingo, o time carioca enfrenta o Atlético-GO, no Engenhão, no Rio de janeiro.

Ficha técnica
GRÊMIO 2 x 0 FLAMENGO
Gol
GRÊMIO:
Marcelo Moreno, aos 32min do 1° tempo e Werley, aos 3min do segundo tempo
GRÊMIO:
Marcelo Moreno, aos 32min do 1° tempo e Werley, aos 2min do segundo tempo
GRÊMIO:
Victor; Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará (Tony); Fernando, Souza (Vilson), Léo Gago e Marco Antônio (Rondinelly); Kleber e Marcelo Moreno
Treinador: Vanderlei Luxemburgo
FLAMENGO: Paulo Victor, Wellington Silva (Botinelli), Marllon, Marcos González e Magal (Matheus); Airton, Luiz Antônio, Renato Abreu e Ibson; Hernane (Negueba) e Vagner Love
Treinador: Joel Santana
Cartões amarelos
GRÊMIO:Tony e Fernando
FLAMENGO:Marcos González, Marllon e Ayrton
Árbitro
Wilson Luiz Seneme (SP)
Local
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Terra

6a Rodada: Corínthians 2 x 1 Palmeiras

Romarinho decide clássico vazio, Corinthians vence e deixa lanterna
24 de junho de 2012 17h56 atualizado às 18h31

Com um gol em cada tempo, atacante reserva decidiu clássico com Palmeiras de virada. Foto: Léo Pinheiro/Terra Com um gol em cada tempo, atacante reserva decidiu clássico com Palmeiras de virada
Foto: Léo Pinheiro/Terra
LEANDRO MIRANDA
Direto de São Paulo
O Corinthians precisou da inspiração de um atacante reserva para conquistar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, diante das arquibancadas esvaziadas do Estádio do Pacaembu, o time do técnico Tite virou para cima do Palmeiras e venceu por 2 a 1. O clássico foi válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, justamente no momento em que os dois times se concentram em suas finais paralelas ao torneio.
» Veja como foi Corinthians 2 x 1 Palmeiras
Do lado corintiano, o técnico Tite optou por mandar a campo um time cheio de reservas, poupando os titulares para a decisão da Copa Libertadores da América contra o Boca Juniors. Entre os palmeirenses, Luiz Felipe Scolari manteve boa parte de seu time-base titular, inclusive escalando o zagueiro Henrique como volante, a exemplo do que fez diante do Grêmio na Copa do Brasil - deu certo no começo do jogo, mas o esquema ruiu diante da boa atuação de Romarinho.
Com o resultado, o Corinthians deixa a lanterna do Brasileiro e chega a quatro pontos - dois a mais que o Palmeiras, que ainda não venceu no torneio. Os dois times, porém, seguem na zona de rebaixamento da competição, uma vez que o Bahia (16º colocado no início da rodada) entrou em campo com cinco pontos. De quebra, os palmeirenses ainda torcem contra o Atlético-GO, que enfrenta o Fluminense ainda neste domingo podendo fugir do 20º lugar.
Com a base titular em campo, o Palmeiras se aproveitou do pouco entrosamento da zaga corintiana e abriu o placar logo aos 3min: após sobra de bola no ataque alviverde, João Vitor "chutou um passe" cruzado da direita e acionou Mazinho, que apenas escorou para as redes desprotegidas do goleiro Júlio César. No entanto, a desvantagem prematura acordou o Corinthians, que passou a pressionar logo em seguida para buscar o empate.
Logo aos 13min, Liedson quase fez 1 a 1 em bonita bicicleta que acertou a trave de Bruno. Com um meio de campo desencontrado, o Palmeiras permitia o crescimento corintiano, e o empate começou a amadurecer. Aos 23min, Welder chutou forte da intermediária e exigiu boa defesa do goleiro Bruno. Assim, aos 33min, Romarinho fez boa tabela com Liedson pela direita e completou de letra para o gol, empatando o confronto diante da pouca torcida presente.
Aos 39min, o autor do gol corintiano cruzou pela esquerda para Willian, que apareceu sozinho e concluiu sem precisão. Pressionado, o Palmeiras mudou no intervalo do jogo, sacando Leandro Amaro e Daniel Carvalho para as entradas de Maikon Leite e Valdivia. E nos primeiros minutos, as trocas deram resultado: mesmo com o toque de bola corintiano predominante, Juninho alçou a bola e Barcos não alcançou.
Mesmo assim, a defesa do Palmeiras também mostrava pouca inspiração diante da vontade de Romarinho: aos 10min, o atacante recebeu de Willian pela esquerda, deu uma ginga de corpo nos marcadores e mandou um forte chute cruzado, vencendo Bruno mais uma vez. Apático, o Palmeiras só voltou a ter boa chance aos 23min, em arremate de Barcos pela esquerda que acertou a rede pelo lado de fora do gol de Júlio César.
O Corinthians teve a chance de matar o jogo aos 33min, em arrancada de Liedson desde a defesa pela direita; no entanto, o atacante permitiu a aproximação da marcação e bateu da entrada da área, parando na defesa de Bruno. Na resposta, aos 38min, Henrique apareceu em condição duvidosa na área e driblou o goleiro, mas a arbitragem assinalou impedimento e irritou os palmeirenses presentes ao estádio.
Aos 43min, em mais um lance duvidoso, o mesmo Henrique recebeu lançamento na esquerda e teve impedimento assinalado. No fim, mesmo com a pressão, a defesa do Corinthians se segurou. Passado o clássico, o Corinthians mantém sua concentração na Libertadores, já que enfrenta o Boca Juniors em Buenos Aires nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília). O Palmeiras, antes de iniciar a decidir a Copa do Brasil com o Coritiba, mede forças com o Figueirense no próximo domingo, ainda pelo Campeonato Brasileiro.
Ficha técnica
CORINTHIANS 2 X 1 PALMEIRAS
Gols
CORINTHIANS: Romarinho, aos 33min do primeiro tempo; Romarinho, aos 10min do segundo tempo
PALMEIRAS: Mazinho, aos 3min do primeiro tempo
CORINTHIANS: Júlio César; Welder, Wallace, Paulo André e Ramon (Felipe); Marquinhos, Willian Arão, Douglas e Willian (Gilsinho); Liedson e Romarinho (Adilson)
Treinador: Tite
PALMEIRAS: Bruno; Cicinho, Leandro Amaro (Maikon Leite), Maurício Ramos e Juninho (Fernandinho); Márcio Araújo e Henrique; João Vítor, Daniel Carvalho (Valdivia) e Mazinho; Barcos
Treinador: Luiz Felipe Scolari
Cartões amarelos
CORINTHIANS: Douglas e Liedson
PALMEIRAS: João Vitor, Cicinho, Valdivia e Márcio Araújo
Árbitro
Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Terra

6a Rodada: Figueirense 1 x 1 Bahia

Figueirense cede empate para Bahia e perde chance de subir na tabela
24 de junho de 2012 17h51 atualizado às 18h29

Na estreia do meia Mancini, Bahia consegue empate fora de casa diante do Figueirense. Foto: Cristiano Andujar/Futura Press Na estreia do meia Mancini, Bahia consegue empate fora de casa diante do Figueirense
Foto: Cristiano Andujar/Futura Press
Figueirense e Bahia empataram em 1 a 1 em jogo de tempos distintos na tarde deste domingo no Orlando Scarpelli. Depois de um primeiro tempo morno e somente com uma chance de gol, os times partiram para o ataque na segunda etapa e protagonizaram lances de bastante emoção na partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.

» Confira o vai e vem dos clubes no Mercado da Bola
» Veja o guia e saiba tudo sobre os times do Brasileiro 2012
» Veja opções de jogadores para o seu time repatriar no Brasileiro
O Figueirense saiu na frente com gol do atacante Júlio César logo aos 6min do segundo tempo. A equipe da casa perdeu várias chances de ampliar o placar e viu o Bahia empatar aos 34min com Vander.
O resultado mexeu pouco com a posição dos dois times na tabela. O Figueirense subiu um posto e ocupa a 12ª colocação com sete pontos. Já o Bahia foi a seis, continua em 15º, muito perto da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada o Figueirense vai até São Paulo tentar quebrar a série sem vencer e enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri às 18h30 (de Brasília), do domingo. Já o Bahia tenta tenta mais uma vitória em casa recebendo o Internacional em Pituaçu às 16h (de Brasília), também no domingo.
O jogo
Sem vitórias desde o jogo de estreia e há dois jogos sem conseguir balançar as redes adversárias, o técnico do Figueirense, Argel Fucks, apostou em uma formação ofensiva diante do Bahia, com um quarteto veloz formado por Almir, Caio, Júlio César e Aloísio. Já a equipe tricolor entrou em campo animada após a primeira vitória no Brasileiro e chegou à Florianópolis para manter o embalo. Com vários jogadores lesionados, o técnico Falcão apostava na estreia de Mancini.
O jogo começou com as duas equipes trocando passes e errando muito no meio-campo. Pelo lado do time da casa, Almir era quem chamava o jogo para organizar as jogadas. A partir dos 10min, o Figueirense, mais organizado em campo, começava a comandar as jogadas de ataque. Aos 16min, Elias quase abriu o placar depois de passe de Aloísio, mas Lomba saiu bem e fez a defesa.
No lance seguinte, o atacante Júlio César arriscou da entrada da grande área e a bola passou perigosamente por cima da meta do Bahia. Depois dos dois sustos, o time visitante voltou a equilibrar as ações do jogo e a partida ficou novamente truncada no meio-campo. Aos 27min o time alvinegro chegou com perigo. Aloísio recebeu bola na entrada da área, cortou para o meio, finalizou e a bola passou mais uma vez por cima do gol de Lomba.
O final do primeiro tempo reservou as melhores oportunidades de gol. O Bahia chegou pela primeira vez com perigo. Em boa jogada individual, Jones Carioca cortou Marquinhos pela direita, bateu no canto e o goleiro Wilson espalmou. Aos 44min Aloísio teve a melhor chance do jogo. Após receber cruzamento na medida da direita, o atacante cabeceou livre de dentro da pequena área para fora.
Depois de um primeiro tempo fraco tecnicamente, o técnico Argel resolveu trocar Caio por Botti e dar mais dinâmica ao Figueirense. A substituição surtiu efeito e logo aos 2min o jogador que tinha acabado de entrar cabeceou firma e o zagueiro Danny Morais tirou em cima da linha. A resposta do Bahia veio no lance seguinte. Mancini recebeu cruzamento na área, testou no contrapé do goleiro, mas Wison conseguiu fazer a defesa.
O jogo ficou mais aberto no segundo tempo, e o Figueirense abriu o placar logo aos 6min com Júlio César. Após cobrança de escanteio, Aloísio desviou de cabeça na segunda trave e seu companheiro de ataque desviou para o fundo das redes, 1 a 0 para o time da casa. O gol animou a equipe alvinegra, que, com mais espaço, aproveitava as chances com perigo.
Aos 16min o Figueirense perdeu chance inacreditável de abrir o placar. Júlio César abriu para Aloísio, que livre bateu em cima do goleiro. Na volta a bola sobrou para Botti que chutou e Danny Morais salvou mais uma em cima da linha. O lance espertou o time visitante. O técnico Falcão promoveu a entrada do meia Lulinha e o Bahia ficou mais perigoso.
Em seu primeiro lance, o meio-campista arriscou de fora da área e Wilson fez boa defesa. Mas aos 34min o Bahia chegou ao empate. Vander, que entrou no lugar de Júnior, acertou um belo chute colocado no canto esquerdo para igualar o marcador.
Querendo a vitória, o Figueirense partiu com tudo para cima. E no lance seguinte ao gol dos baianos, Júlio César acertou forte chute no travessão de Marcelo Lomba. Aos 43min Fernandes arriscou de longe para boa defesa do goleiro Marcelo Lomba.

Ficha técnica
FIGUEIRENSE 1 X 1 BAHIA
Gols
FIGUEIRENSE: Júlio César, aos 6min do segundo tempo
BAHIA: Vander, aos 34min do segundo tempo
FIGUEIRENSE: Wilson; Pablo, Canuto, Anderson Conceição e Marquinhos; Ygor, Túlio, Almir (Luis Fernando) e Caio (Botti); Aloísio (Fernandes) e Júlio César
Treinador: Argel Fucks
BAHIA: Marcelo Lomba; Fabinho, Danny Morais, Lucas Fonseca e Ávine (Hélder); Fahel, Diones, Jones (Lulinha) e Mancini; Elias e Júnior (Vander)
Treinador: Falcão
Cartões amarelos
FIGUEIRENSE: Marquinhos, Ygor
BAHIA: Danny Morais, Vander
Árbitro
Heber Roberto Lopes
Local
Orlando Scarpelli, em Florianópolis

6a Rodada: Potuguesa 1 x 0 São Paulo

Dida estreia com pé direito e Lusa vence o Sampa

Sob fortes protestos da torcida antes e durante o jogo, Tricolor se perde e Lusa vence por 1 a 0, no Canindé

Com muita experiência, Dida estreia com pé direito e Lusa vence o São Paulo (Foto: Tom Dib)




LANCEPRESS!

Publicada em 23/06/2012 às 20:25
São Paulo (SP)


A noite era de festa no Canindé. Apesar de não ter um grande evento, Dida marcou sua estreia com a camisa rubro-verde neste sábado, diante do São Paulo. Com defesas seguras e muita experiência para mostrar, o goleiro volta a jogar depois de dois anos longe do futebol. E não poderia ter sido melhor, já que a Lusa venceu por 1 a 0, com gol de Ivan.
Em jogo marcado por protestos por parte da torcida do Sampa, devido a eliminação da equipe da Copa do Brasil, na última quarta-feira, a equipe tricolor pouco fez para controlar as jogadas dos donos da casa, que estavam bem organizados no meio de campo.

Geninho promoveu a entrada do volante Guilherme como titular. O jogador não era relacionado para uma partida da Portuguesa desde a terceira do rodada do Campeonato Brasileiro, quando o time enfrentou o Coritiba, por conta de problemas internos relacionados a uma possível transferência para o Corinthians. Outra novidade foi o meia Diego Viana, recém-contratado, que também entrou no início.
Durante toda a partida a Portuguesa teve chances mais claras de marcar. No primeiro tempo a marcação do São Paulo não conseguiu segurar os atletas da Lusa que chegavam a todo momento perto do gol de Denis.
A torcida visitante foi a grande protagonista nos primeiros 45 minutos. Entre muitos cantos, os tricolores pediram a volta de Muricy Ramalho e Telê Santana, criticando o técnico Emerson Leão. Além disso, os principais jogadores do elenco foram criticados, como Luis Fabiano, que não jogou devido a uma suspensão, Casemiro e até Lucas.
No entanto, as duas equipes foram para o intervalo com o placar ainda em 0 a 0. Dida chegou a fazer duas boas defesas, mas nada que levasse muito perigo.
Foi na segunda etapa que Denis começou a trabalhar. O goleiro teve que defender belos chutes de Rodriguinho, Vandinho, Diego Viana e Guilherme que a toda hora chegavam para abrir o placar. Aos 11 minutos, Guilherme chegou até a área pela direita e inverteu a jogada para Ivan, que dominou e bateu cruzado para o fundo do gol Tricolor, marcando o único tento da partida.
Apesar de tentar, a equipe do Canindé não conseguiu aumentar o placar, mas continou dominando facilmente o São Paulo, que já está com a crise instalada no Morumbi.
Na próxima rodada o Sampa enfrenta o Cruzeiro, no sábado, às 16h20, no Estádio Independência. No dia seguinte, às 16h, a Portuguesa recebe o Santos, no Canindé.
FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA 1 X 0 SÃO PAULO

Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 23/06/2012 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Antonio Rogério Batista do Prado (SP)
Assistentes: Herman Brumel Vani (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)

Renda/Público: R$ 141.160,00 / 4.544 pagantes
Cartões Amarelos: Lima, Vandinho, Luis Ricardo e Rogério (POR); Casemiro e Rhodolfo (SAO)
Cartões Vermelhos: -
GOLS: Ivan, aos 11'/2ºT

PORTUGUESA: Dida; Rogério, Gustavo e Lima; Luis Ricardo, Guilherme, Léo Silva (Boquita, 6'/2ºT), Moisés e Ivan; Vandinho (Rodriguinho, 20'/2ºT) e Diego Viana. Técnico: Geninho.

SÃO PAULO: Denis; Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez (Maicon, 20'/2ºT); Denilson, Casemiro (Fernandinho, 15'/2ºT), Cícero e Jadson; Lucas (Osvaldo, 38'/2ºT) e Willian José. Técnico: Emerson Leão.

6a Rodada: Atlético 5 x 1 Náutico

Atlético-MG busca reabilitação contra Náutico na estreia de Gaúcho em BH

Por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press
Depois de perder a invencibilidade no Brasileiro com a derrota para o São Paulo, o Atlético-MG volta a campo neste sábado, às 21 horas (de Brasília), para buscar a reabilitação na competição nacional. O Atlético-MG vai enfrentar o Náutico, no Estádio Independência, na partida que vai marcar a estreia de Ronaldinho com a camisa alvinegra perto da torcida.

O jogador garante que motivação maior que ver o estádio lotado com uma torcida que apoia durante todo o tempo não existe. Ronaldinho afirma que sabe que a expectativa é grande em relação ao time do Atlético-MG nesta temporada e quer usar o bom momento a favor do Atlético-MG, para que o time consiga somar mais três pontos no Brasileiro.

“Estou muito contente de poder jogar diante da torcida do Atlético-MG. Esta estreia me deixa muito motivado e muito confiante. Quando se joga com uma torcida que apoia os 90 minutos, é muito difícil parar de correr, pois ela mexe com sua motivação e te empurra. O Atlético-MG vem de dois anos difíceis. Com minha chegada e com a boa campanha todos criam grandes expectativas. Temos que aproveitar o bom momento, fazer nosso melhor e agradar ao torcedor, para que ele sempre volte e encha o estádio”, disse.

O técnico Cuca tem o time do Atlético-MG praticamente pronto para o confronto contra o Náutico. Na lateral direita, o Atlético-MG terá o retorno de Marcos Rocha, que cumpriu suspensão diante do São Paulo e volta ao time na vaga de Carlos César. Já o volante Pierre não tem condições de jogo e terá que cumprir suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. O substituto do jogador já foi confirmado pelo treinador e será Leandro Donizete.

No Náutico, o técnico Gallo chegou comandar treino fechado, mas o time para encarar o Atlético-MG deve ter poucas mudanças. Auremir é desfalque certo, com um estiramento no ligamento cruzado do joelho direito. Na vaga dele, entra Alessandro. Outra mudança no time deve ser o retorno do zagueiro Márcio Rosário, após cumprir suspensão.

O volante Elicarlos atuou no Cruzeiro, maior rival do Atlético-MG, e conhece muito o adversário. O jogador sabe que o Náutico terá dificuldades, mas esbanja confiança em bom jogo do Náutico no Independência. Segundo ele, mesmo com a estreia de Ronaldinho em Belo Horizonte, a tendência é que os pernambucanos atuem da mesma forma que vem fazendo nos demais jogos do Brasileiro, ou seja, sem temer o Atlético-MG.

“Temos que ter confiança. Quando vencemos precisamos seguir confiantes, e este é o momento certo. Nossa equipe vai enfrentar o Atlético-MG da mesma forma que encarou os outros clubes. A cada jogo a competição fica ainda mais difícil e sempre vai ter aquele time que vai disparar no campeonato. Morei três anos em Belo Horizonte, sei da grandeza que é o Atlético-MG”, comentou.

Gazeta Press
Ronaldinho Gaúcho jogará pela primeira vez em Belo Horizonte
Ronaldinho Gaúcho jogará pela primeira vez em Belo Horizonte

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X NÁUTICO

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 21 de junho de 2012 (sábado)
Horário: 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Anderson Moraes Coelho (BA)

ATLÉTICO-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Réver (Leonardo Silva), Rafael Marques e Junior César; Leandro Donizete, Richarlyson, Danilinho e Ronaldinho; Bernard e Jô
Técnico: Cuca

NÁUTICO: Felipe; Alessandro, Ronaldo Alves, Márcio Rosário e Lúcio; Derley, Elicarlos, Martinez e Souza; Rhayner e Araújo
Técnico: Alexandre Gallo

6a Rodada: Vasco 1 x 3 Cruzeiro

Pela liderança, Vasco e Cruzeiro se enfrentam em São Januário

Por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press
Vasco e Cruzeiro fazem um choque de líderes do Campeonato Brasileiro neste sábado, às 18h30(de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), em duelo válido pela sexta rodada da competição. Os dois times estão invictos e fazem grande campanha. O time cruz-maltino, que vem de empate por 1 a 1 com o Palmeiras, lidera com 13 pontos, dois a mais que os mineitos, que ganhou seus três últimos compromissos, sendo o mais recente por 1 a 0, diante do Figueirense. A expectativa é de um grande público.

Nas vésperas do confronto, tido como uma das primeiras partidas com caráter decisivo desta edição do Brasileiro, os jogadores dos dois times trataram de tentar adivinhar como que o rival vai se comportar. Na visão dos vascaínos, quase que por unanimidade, o time vai duelar contra uma forte retranca armada pelo comandante do Cruzeiro, Celso Roth.

“Como o Celso Roth é o técnico do Cruzeiro com toda a certeza teremos um adversário competitivo pela frente. Ele costuma acertar muito bem os seus times na defesa e depois pensar em atacar com qualidade, sem correr riscos. Vamos enfrentar um rival com consistência defensiva e que pode nos criar sérios problemas neste confronto, mesmo em São Januário”, analisou o goleiro Fernando Prass.

Já o volante Leandro Guerreiro acredita que o Cruzeiro terá que superar a pressão que o adversário vai tentar impor pelo fato de jogar em casa, contando com o apoio dos torcedores.

“Jogar em São Januário nunca é fácil, ainda mais quando o time do Vasco está fazendo uma grande campanha e conta com o apoio dos seus torcedores, que gritam bastante e empurram o time para a vitória. Vamos precisar estar equilibrados e sabendo muito bem o que fazer dentro de campo para não deixar a pressão do adversário nos atrapalhar. Principalmente porque estamos fazendo uma grande campanha e precisamos do resultado positivo”, disse Leandro Guerreiro, conhecedor do futebol carioca por ter defendido o Botafogo por vários anos.

Realmente, o apoio da torcida é um dos trunfos do Vasco na luta por essa vitória.

“A nossa expectativa é de São Januário cheio, com a torcida incentivando bastante e nos empurrando para mais um resultado positivo. Sabemos que não vamos encontrar facilidades nesta partida, o Cruzeiro vem fazendo uma grande competição e também busca a vitória. Por isso não podemos abrir mão de nada que esteja a nosso favor e a força de nossos torcedores é uma arma importante”, disse o atacante Eder Luis.

Em relação a expectativas, na visão de Celso Roth o duelo tem tudo para ser um dos mais empolgantes do Brasileirão e fez rasgados elogios ao time do Vasco.

“Eles vivem um momento mágico. A impressão que dá é que os jogadores se gostam, o time está muito entrosado. Vai ser um jogo muito difícil, é um clássico. Tem tudo pra ser um grande jogo. Espero que o Cruzeiro faça um grande jogo. Tem tudo para ser o jogo da rodada. Estamos nos preparando para isso. Simplesmente é um jogo do time que está em primeiro contra o que está em segundo”, disse Roth.

Sobre os times que vão a campo, o técnico do Vasco, Cristóvão Borges, se frustrou na expectativa de manter a formação que vinha jogando. Isso porque o meia Juninho Pernambucano continua com um quadro de gripe muito forte e por isso acabou sendo vetado pelo departamento médico. Dessa maneira, o volante Fellipe Bastos ganha uma oportunidade de começar jogando.

Pelo lado do Cruzeiro, o lateral Diego Renan, com dores musculares na coxa direita, foi vetado. Nesse caso, o zagueiro Leo será deslocado para a lateral direita e o uruguaio Victorino entrará na zaga. No meio-de-campo uma dúvida de ordem tática: o volante Willian Magrão pode ser aproveitado logo de início, deixando o experiente Souza no banco de reservas.

Vipcomm
As duas equipes lutam pela liderança da Série A do Campeonato Brasileiro
As duas equipes lutam pela liderança da Série A do Campeonato Brasileiro

FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ X CRUZEIRO-MG

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de junho de 2012 (Sábado)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: André Luiz Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Fábio Pereira (TO)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Felipe; Rômulo, Nilton, Fellipe Bastos e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges

CRUZEIRO: Fábio, Leo, Victorino, Mateus e Everton; Leandro Guerreiro, Charles, Willian Magrão (Souza) e Montillo; Fabinho e Wellington Paulista
Técnico: Celso Roth