domingo, 25 de agosto de 2013

Ponte Preta 0 x 2 Cruzeiro. Com um time equilibrado a equipe celeste vence segue líder e derruba técnico da macaca.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro se impõe fora de casa, derruba a Ponte Preta e pula para liderança

Time celeste vence com gols de Dedé e Borges e joga pressão para o Botafogo

Vicente Ribeiro - Superesportes

Publicação:

24/08/2013 20:29
 

Atualização:

24/08/2013 22:26
Dedé festeja o primeiro gol: zagueiro mostrou firmeza na defesa e eficiência no jogo aéreo (MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO )
Dedé festeja o primeiro gol: zagueiro mostrou firmeza na defesa e eficiência no jogo aéreo

O Cruzeiro somou mais três pontos importantes fora de casa e jogou a pressão para o lado do Botafogo, na disputa direta pela liderança do Campeonato Brasileiro. Com a vitória tranquila diante da Ponte Preta, por 2 a 0, na noite deste sábado, no Moisés Lucarelli, em Campinas, o time celeste assumiu a ponta de forma provisória, obrigando o concorrente alvinegro a derrotar o Atlético-PR como visitante, no complemento da rodada. Os estrelados chegaram ao triunfo com gols de Dedé e Borges.

O Cruzeiro foi a 31 pontos e abriu dois de frente para o Botafogo, que terá a difícil tarefa de vencer o Atlético-PR, em Curitiba, neste domingo, para não deixar escapar a ponta do Brasileiro. Foi o nono triunfo do time celeste – o terceiro como visitante -, que a cada rodada se firma como candidato a brigar pelas primeiras posições até o fim do campeonato. Já a Ponte Preta faz campanha oposta, perdeu pela oitava vez e, com apenas 15 pontos, se complicou na disputa para se afastar da temida zona da degola.

O jogo deste sábado marcou a volta por cima do zagueiro Dedé. Depois de cometer falhas em algumas partidas, como a que resultou no gol do Flamengo, no triunfo celeste por 2 a 1 no Mineirão, pela Copa do Brasil, o defensor teve atuação segura, anulando os atacantes adversários e se impondo também na frente, marcando de cabeça o primeiro gol do Cruzeiro em Campinas. O atacante Borges, ainda readquirindo a melhor forma, mostrou que o apetite ofensivo continua grande e selou a vitória azul.

O Cruzeiro passa a pensar novamente na Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, o time celeste encara o Flamengo no segundo duelo das oitavas de final, no Maracanã. A equipe estrelada só precisa de um empate para alcançar o objetivo de avançar às quartas de final, cumprindo mais uma meta traçada para a temporada. Pelo Brasileiro, o adversário seguinte será o Vasco, em duelo marcado para domingo, 1º de setembro, no Mineirão.

O jogo

O Cruzeiro nem teve muito trabalho para se impor diante da Ponte Preta. Mais lúcido no toque de bola e na transição entre defesa, meio-campo e ataque, o time celeste dominou as ações. Ricardo Goulart, se movimentando muito, complicava a marcação da equipe campineira. Na primeira chegada, logo aos 4min, ele arriscou o chute e assustou o goleiro Roberto.

A Ponte Preta vivia de lances esporádicos. A dificuldade na troca de passes era visível na equipe da casa, que poucas vezes chegou à grande área celeste. Só levou perigo em um chute de Rildo e uma bola cruzada que ninguém aproveitou. Do outro lado, o Cruzeiro era o dono da partida com a bola nos pés. Contando com os deslocamentos constantes dos homens de frente, os visitantes causaram problemas. Mas também não estavam em noite feliz na preparação das jogadas.

O Cruzeiro aproveitou bem a oportunidade na chamada ‘ bola parada’, para abrir o placar. E contou com a eficácia do zagueiro Dedé no jogo aéreo. Se falhou em algumas ocasiões, dessa vez ele mostrou competência em uma de suas principais virtudes. Aos 22min, Willian cobrou escanteio da direita e o defensor testou firme, no canto direito de Roberto: 1 a 0. Vantagem importante para os estrelados, que controlaram bem a partida até o fim do primeiro tempo.

Borges voltou a deixar a marca e selou a vitória cruzeirense, depois de desperdiçar boas chances (MAURO HORITA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO SP )
Borges voltou a deixar a marca e selou a vitória cruzeirense, depois de desperdiçar boas chances

Na saída para o vestiário, Dedé, que chamou os companheiros na comemoração do gol, foi humilde ao dizer que a preocupação maior é não deixar o adversário balançar as redes. “Minha função é defender. O gol saiu, mas o maior objetivo é ajudar o Cruzeiro. O que o torcedor espera é que eu defenda bem e que o time não sofra gol”, declarou.

Artilheiro decide

A Ponte Preta voltou com mudanças, que não surtiram efeito. O Cruzeiro continuava levando perigo na movimentação de Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Borges, que teve grande chance ao receber bola ajeitada por Willian. Mas ele não pegou bem no momento de concluir, permitindo que o goleiro defendesse. Em seguida, o centroavante desperdiçou oportunidade inacreditável, de frente para o gol, concluindo por sobre o travessão.

Mas Borges não deixou escapar a nova chance e definiu a vitória cruzeirense. Aos 27min, ele recebeu na área, girou diante da marcação de César e chutou forte, sem chance para o goleiro Roberto: 2 a 0. Fatura liquidada com a marca do artilheiro. O técnico Marcelo Oliveira aproveitou para mexer e dar ritmo ao volante Henrique, que entrou no lugar de Ricardo Goulart. A Ponte Preta sentiu o golpe e não conseguiu superar o desânimo e os erros para buscar a reação. No fim, Willian ainda obrigou o goleiro Roberto a grande intervenção, evitando o que seria o terceiro gol.

PONTE PRETA 0 X 2 CRUZEIRO

Ponte Preta
Roberto; César, Betão e Diego Sacoman (Giovanni); Régis Souza, Fernando Bob, Magal (Ramírez), Chiquinho e Uendel; Rildo e Dennis (Rafinha)
Técnico: Paulo César Carpegiani

Cruzeiro
Fábio, Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Everton (Egídio); Nilton e Souza (Lucas Silva); Everton Ribeiro, Ricardo Goulart (Henrique), Willian e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas
Data: sábado, 24 de agosto
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia (RJ) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Gols: Dedê, aos 22min do 1ºT; Borges, 27min do 2ºT
Cartões amarelos: Souza, Ricardo Goulart, Nilton (CRU); Uendel, Rafinha (PON)

Nenhum comentário:

Postar um comentário