sábado, 24 de novembro de 2012

Clássico paranaense em destaque neste sábado, pela concretização da volta do Atlético PR a primeira divisão, será um jogo em que a ansiedade do furacão poderá complicar sua ascensão, no mais o favoritismo é todo do Atlético.

24/11/2012 07h15 - Atualizado em 24/11/2012 10h44

Prova final: Atlético-PR decide vaga na Série A contra o rival Paraná Clube

Furacão garante o acesso se ganhar ou empatar. Paraná cumpre tabela e joga pela honra. Duelo está marcado para 16h20m deste sábado, no Janguito

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
4 comentários
Novembro é época de prova final nas escolas. E, com altos e baixos durante a temporada, o Atlético-PR tenta passar de ano contra o repetente Paraná Clube. O Furacão, que briga pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, recebe o Tricolor, que não almeja mais nada e que vai jogar a segunda divisão nacional no ano que vem. A "prova final" está marcada para 16h20m (horário de Brasília) deste sábado, no Ecoestádio Janguito, pela 38ª e última rodada da Série B.
Ricardo Drubscky e Toninho Cecílio, técnicos de Atlético-PR e Paraná (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Furacão de Ricardo Drubscky pega Tricolor de Toninho Cecílio (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
O Atlético-PR, desatento no primeiro semestre (ocupava a parte intermediária da tabela), precisa de apenas um ponto para conseguir o objetivo. Se ganhar ou empatar, o Furacão - que ocupa o terceiro lugar, com 70 pontos - sobe. Se perder, depende de um conselho de classe, ou seja, se o Vitória perder para o Ceará ou se São Caetano tropeçar diante do Guarani, o Rubro-Negro garante o acesso. Os outros jogos também estão marcados para 16h20m deste sábado.
Já o Paraná Clube, sem chance de passar de ano (ele está 19 pontos atrás do G-4), cumpre tabela. O time da Vila Capanema joga apenas pela honra, já de olho na próxima temporada. A equipe comandada por Toninho Cecílio ocupa o décimo lugar, com 51 pontos. Se ganhar, ela pode subir, no máximo, uma posição - dependeria de tropeço do América-RN (que visita o ABC).
Para o duelo, tanto Atlético-PR quanto Paraná Clube podem ter os times ideais. Sem os suspensos Derley e Felipe, o treinador rubro-negro, Ricardo Drubscky, conta com os retornos de Weverton e Cleberson.
Toninho Cecílio, que não tem desfalques, tem a volta do zagueiro Anderson. O comandante tricolor faz mistério, mas pode alterar a formação tática da equipe: do 4-4-2 para o 3-5-2.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, com vídeos dos principais lances, a partir de 15h50m. A RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, transmite a partida para o estado, e o Premiere FC, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

header as escalações 2
Atlético-PR: Ricardo Drubscky promove três mudanças em relação ao empate com o Criciúma. O goleiro Weverton e o volante Cleberson, depois de cumprirem suspensão, voltam ao time nos lugares do jovem Santos e do experiente Luiz Alberto. Por fim, o meia Henrique ganha a vaga do suspenso Felipe. A escalação rubro-negra tem Weverton; Maranhão, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Henrique e Elias; Marcelo e Marcão.
Paraná Clube: o zagueiro Anderson, poupado na vitória sobre o ASA, volta ao time tricolor. Ele pode entrar tanto no lugar do volante Cambará quando do armador Douglas Packer. O time, portanto, passaria do 4-4-2 para o 3-5-2. Toninho Cecílio, porém, não confirma a mudança. A escalação paranista tem Luís Carlos; Anderson, Alex Bruno e Alex Alves; Paulo Henrique, Ricardo Conceição, Cambará (Douglas Packer), Lucio Flavio e Fernandinho; Luisinho e Wellington Silva.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Atlético-PR: Derley e Felipe estão suspensos. O volante fica fora de dois jogos por ter recebido o terceiro cartão amarelo durante a vitória sobre o ASA e por ter sido expulso depois do jogo. Felipe não joga pelo terceiro cartão amarelo diante do Criciúma.
Paraná Clube: Toninho Cecílio conta com força máxima para a partida.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
O jogo tem arbitragem do paranaense Edivaldo Elias da Silva. Juiz nos 2 a 1 do Atlético-PR sobre o Paraná Clube no primeiro turno, na Vila Capanema, ele apita apenas o segundo jogo do Campeonato Brasileiro de 2012. Edivaldo vai ser auxiliado pelos também paranaenses Ivan Carlos Bohn e Luis Souza Santos Renesto.

header fique de olho 2
Atlético-PR:
no atacante Marcelo. Com velocidade, inteligência e precisão, ele é o artilheiro rubro-negro na Série B do Campeonato Brasileiro, com 16 gols. E, além de concluir, o jogador de 20 anos também cria. Ele soma quatro assistências na competição. Se Marcelo brilhar, o Furacão fica mais perto da vitória e, lógico, do acesso.
Paraná Clube: no zagueiro Alex Alves. Apesar da irregularidade do Tricolor, o jogador de 20 anos faz uma Série B segura. Além de desempenhar o papel defensivo, Alex também ajuda na frente: ele tem quatro gols marcados na Série B. No clássico, apesar de jovem, ele pode ser decisivo.

header o que eles disseram

Ricardo Drubscky, técnico do Atlético-PR: ""A responsabilidade é toda do Atlético-PR porque o time está em busca de uma causa muito grande. O clube tem um projeto, e a gente percebe que o Atlético-PR cumpre suas obrigações porque não dá passo maior que a perna. O time está em um patamar de estabilidade técnica e financeira que permite dar passos mais largos. Não nos falta absolutamente nada. Mas, no quesito competição, temos maior resposabilidade, porque tem muito a perder e muito a ganhar"
Toninho Cecílio, técnico do Paraná Clube: "É um jogo com uma adversidade absurda, com tudo contra. Acho que aí é que você cresce profissionalmente. É nesse tipo de jogo, e não em um jogo mais tranquilo. Eu vejo, durante a minha estada por aqui, que as melhores partidas foram sob pressão: contra o Vitória, Criciúma, Ceará... Este time me deu muita confiança para este tipo de situação".
header números e curiosidades
* Por estadual, Campeonato Brasileiro, Copa Sul, Copa Sul-Minas, Copa Sul-Americana e Série B, os times somam 77 confrontos. A vantagem é rubro-negra. O Atlético-PR tem 31 vitórias, e o Paraná, 21 triunfos - além de 25 empates. Ao todo, são 107 gols do Furacão e 77 gols do Tricolor da Vila Capanema.
* O Atlético-PR, como mandante na Série B, tem 11 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas (para Vitória e São Caetano) em 18 jogos, com 30 gols a favor e 14 gols contra. Já o Paraná, fora de casa, tem só três vitórias (sobre Barueri, Ceará e CRB), cinco empates e dez derrotas, com 18 gols a favor e 30 gols contra na competição.
* O Furacão soma 69 jogos na temporada de 2012, entre Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e a Série B. Ele tem 41 vitórias, 14 empates e 14 derrotas. Já o Paraná tem 61 jogos disputados no ano, entre a segunda divisão estadual, a Copa do Brasil e a Série B. Ele tem 30 vitórias, 13 empates e 18 derrotas.
* O Furacão tem o terceiro melhor ataque, com 64 gols marcados, e a melhor defesa (junto com o líder Goiás), com 36 gols sofridos, da Série B do Campeonato Brasileiro. Já o Tricolor da Vila Capanema é dono do 11° melhor ataque, com 49 gols pró, e da sexta melhor defesa, com 46 gols contra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário