sábado, 24 de novembro de 2012

Série B: Guarani x São Caetano. Jogo da vida para as duas equipes, Guarani tem que vencer para não torcer para outras combinações para permanecer na série b, e São Caetano busca a vitória e mais a derrota do Vitória ou Atlético PR para voltar a série A, uma grande e dramática partida .

Ameaçado, Guarani joga 'vida' contra o São Caetano, que sonha com elite

Vitória no Brinco salva Bugre do rebaixamento à Série C. Já triunfo azulino, aliado a outros resultados, pode levar time ao Brasileirão após seis anos

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP
3 comentários
Não é uma final, mas é como se fosse. Guarani e São Caetano disputam neste sábado, a partir das 16h20, os 90 minutos mais importantes dos dois clubes na temporada. A partida no Brinco de Ouro vale a sobrevivência do Bugre na Série B do Campeonato Brasileiro e a volta do Azulão à primeira divisão após seis anos. O duelo terá transmissão ao vivo do canal PFC, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h50 (de Brasília).
Aílton Silva, técnico do São Caetano (Foto: Divulgação/São Caetano)Aílton Silva tenta levar o Azulão de volta à elite após seis temporadas fora (Foto: Divulgação/São Caetano)
Os objetivos em campo são muito distintos. Dono de 41 pontos em 37 rodadas, o Guarani depende apenas de suas forças para não voltar à Série C: precisa vencer o adversário paulista em Campinas. Caso o resultado não aconteça, o Bugre terá que torcer por tropeços de Guaratinguetá (40) e CRB (39), que jogam contra Barueri (já rebaixado) e ASA (sem objetivos nesta última rodada). Tudo para não encerrar o sábado chorando o oitavo rebaixamento dos últimos 12 anos. Ainda mais em casa.
Vilson Tadei, técnico do Guarani (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tadei quer evitar oitavo rebaixamento em 11 anos
no Bugre (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O São Caetano, que não tem nada com isso, vai ao interior disposto a não só rebaixar o Guarani, como também sair do Brinco de Ouro com o passaporte carimbado para a Série A, que não disputa desde 2006. Para fazer festa, o Azulão (68 pontos) tem que vencer o último duelo do ano e torcer para que Atlético-PR ou Vitória (ambos com 70) não vençam Paraná e Ceará, também sem aspirações nesta despedida de 2012, respectivamente.
Curiosidades marcam o encontro entre Bugre e Azulão. No retrospecto histórico, o time campineiro leva pequena vantagem, com uma vitória a mais (oito contra sete), apesar de um menor número de gols marcados (16 contra 20). De 2009 para cá, porém, só deu Guarani: seis vitórias consecutivas, sendo duas nesta temporada.
Para uma partida tão importante, um árbitro de peso. Apontado como um dos principais juízes desde seu surgimento, nos anos 90, o paulista Paulo César de Oliveira comandará o jogo em Campinas. Os assistentes, também de São Paulo, são Emerson Augusto de Carvalho e Rogerio Pablos Zanardo.
header as escalações 2 (Foto: arte esporte)
Guarani: Vilson Tadei confirma um time bastante diferente. Após a derrota para o CRB nos acréscimos, em Maceió, o treinador perdeu Rodrigo Arroz por suspensão e Fumagalli por lesão. Na zaga, pela falta de especialistas na posição, terá que improvisar o volante Ademir Sopa. No meio, Fabrício assume a camisa 10. As outras mudanças são as voltas de Emerson e Lusmar, que estavam suspensos na rodada passada, e a escalação de uma nova dupla de ataque. O Bugre entrará em campo para sua última partida com: Emerson; Oziel, Montoya, Ademir Sopa e Bruno Recife; Lusmar, Fábio Bahia, Medina e Fabrício; Clebinho e Schwenck.
São Caetano: O técnico Ailton Silva terá três desfalques para a partida em Campinas. Vandinho, suspenso, terá de cumprir suspensão automática, enquanto o volante Marcone e o meia Pedro Carmona foram vetados pelo departamento médico. Aílton e Marcelo Costa ainda brigam por uma vaga entre os titulares. Com as mudanças, a tendência é que o treinador escale o São Caetano com Luiz; Samuel Xavier, Gabriel, Wagner e Diego Correa; Augusto Recife, Moradei, Éder e Marcelo Costa (Aílton); Danielzinho e Leandrão.
header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Guarani: o zagueiro Fernando e o meia Fumagalli estão machucados, enquanto Rodrigo Arroz, também defensor, cumpre suspensão automática pela expulsão contra o CRB. André Leone, Rafael Oliveira e Robinho, já liberados pelo departamento médico, fazem o trabalho de transição entre o departamento médico e o campo.
São Caetano: o atacante Vandinho cumpre suspensão automática. Já o volante Marcone e o meia Pedro Carmona estão machucados e foram vetados para o duelo.
header fique de olho 2 (Foto: arte esporte)
Guarani: Fabrício. Sem Fumagalli, o ex-meia do Atlético-PR assume a camisa 10 e tem a função de comandar o Bugre rumo à vitória. Ele atuou apenas quatro vezes na temporada e, na única que foi titular, marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 1 sobre o ASA, em Campinas. A experiência, aliada à qualidade nas bolas paradas, fazem de Fabrício o principal substituto de Fumagalli.
São Caetano: Éder. Artilheiro do Azulão na Série B, com 11 gols, o meia tem presença confirmada na mais importante partida da história recente da equipe do ABC paulista. Como não tem um companheiro definido - Marcelo Costa e Ailton brigam por um lugar - no meio-campo, Éder é a aposta para rebaixar o Bugre no Brinco de Ouro e levar o São Caetano de volta à primeira divisão do Brasileiro.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Vilson Tadei, técnico do Guarani: "O São Caetano está brigando desde o começo pelo acesso. É uma equipe muito forte, uma das grandes forças desta Série B, mas entendo que o Guarani tem todas as condições de superar suas dificuldades e vencer a partida".
Gabriel, zagueiro do São Caetano: "Até a 18ª rodada não tivemos um pênalti a nosso favor. Acho que dão (a CBF) prioridade porque o São Caetano não tem torcida. Querem que subam times que têm torcida".
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
* Guarani e São Caetano se enfrentaram 19 vezes na história. Foram oito vitórias do Bugre, sete do Azulão e quatro empates. O time de Campinas marcou 16 gols, enquanto a equipe do ABC fez 20.
* O São Caetano já viveu situação semelhante a que o Guarani vive em 2012. Há cinco anos, o Azulão perdeu a final do Campeonato Paulista para o Santos e lutou contra o rebaixamento na Série B. Na ocasião, o time se salvou.
* No duelo entre os times no primeiro turno, Guarani e São Caetano eram comandados por Vadão e Sérgio Guedes. Os dois não trabalham mais nos clubes.
* O Guarani é o pior ataque da Série B, com 35 gols. Já o São Caetano é uma das melhores defesas do torneio, com 37 gols, atrás de Atlético-PR e Goiás, com 36.

Nenhum comentário:

Postar um comentário