domingo, 7 de julho de 2013

Atlético 3 x 2 Criciúma. Uma vitória para dar confiança ao elenco atleticano, que agora mantém o foco no jogo da Libertadores.

REAÇÃO NO HORTO

Com time 'B', Galo faz bem o dever de casa e sai do sufoco no Campeonato Brasileiro

Alvinegro bate o Criciúma por 3 a 2 no Independência vazio e sobe na classificação

Vicente Ribeiro - Superesportes

Publicação:

07/07/2013 20:28
 

Atualização:

07/07/2013 21:09
Rodrigo Clemente/EM/DAPress
Um dos titulares em ação, ao lado do goleiro Victor, Réver mostrou disposição contra o Criciúma

Superação e persistência foram as virtudes do Atlético para conquistar a segunda vitória no Campeonato Brasileiro. Mesmo escalando time ‘B’, com apenas dois titulares, o Galo derrotou o Criciúma por 3 a 2 na noite deste domingo, no Independência, e deixou a zona de rebaixamento. Rosinei, Alecsandro e Leleu marcaram para os donos da casa, enquanto Luan, contra, e Wellington Paulista descontaram.

O Atlético, que até então só vencera o Grêmio (2 a 0), em Sete Lagoas, ganhou mais uma vez como mandante e subiu seis posições. Antes da partida, o time alvinegro estava em penúltimo lugar (19º) e com o triunfo no Independência saltou para a 13ª posição, com sete pontos. Já o Criciúma sofreu a quarta derrota no Brasileiro e foi para a zona de perigo, em 17º.


O Atlético volta as atenções para o jogo mais importante do ano até agora. O time alvinegro terá o duelo da volta contra o Newell’s Old Boys, quarta-feira que vem, no Independência, pela Copa Libertadores. Como perdeu o confronto em Rosário por 2 a 0, o Galo precisa de um placar elástico para chegar à final – no mínimo dois gols de frente para decidir nos pênaltis. O técnico Cuca voltará com todos os titulares, que ficaram em atividade na Cidade do Galo, com foco exclusivo na equipe argentina.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético terá pela frente o Corinthians, no domingo que vem, às 16h, em São Paulo. Já o Criciúma terá a chance de se recuperar em casa. O time catarinense receberá o Goiás, também no domingo, às 18h30, no Heriberto Hulse.

O jogo

Com o Independência vazio (menos de 5 mil pagantes), ao contrário da maioria dos jogos do Atlético na temporada, o Galo tentou driblar a falta de entrosamento atuando com time praticamente reserva – só o goleiro Victor e o zagueiro Réver representaram o time principal. O alvinegro teve em Neto Berola a melhor opção ofensiva no começo. 'Liso' e veloz, o atacante deu muito trabalho e levou perigo em dois lances seguidos.

O Criciúma ainda procurava o melhor posicionamento em campo quando o Atlético saiu na frente, aos 10min. Guilherme fez belo lançamento para Rosinei, que chegou na frente do zagueiro e do goleiro, desviando para as redes: 1 a 0. O time visitante sentiu o gol e o Galo aumentou a pressão. Em dois minutos, os alvinegros criaram ótimas chances para ampliar com Luan, que chutou para defesa de Bruno, e Neto Berola, que acertou a trave.

O Criciúma começou a arriscar mais, mesmo que de forma discreta. Mas foi o suficiente para empatar a partida, aproveitando vacilo da defesa do Galo. Aos 25, Lins recebeu na área, Réver e Junior Cesar chegaram atrasados e o jogador do Tigre cruzou rasteiro. A bola passou por Victor e chegaria para Wellington Paulista, mas Luan se antecipou e marcou contra: 1 a 1.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Guilherme domina a bola no meio-campo: jogador foi o principal articulador do Atlético na partida

A pequena torcida presente até empurrou o time alvinegro em busca do segundo gol. Mas faltou pontaria. Guilherme pegou rebote e mandou para fora. Alecsandro desviou de cabeça, mas por sobre o gol de Bruno. O empate prevaleceu na etapa inicial, apesar do maior poder ofensivo do Galo.

Segundo tempo

A exemplo do primeiro tempo, o Atlético pressionou e logo no começo da etapa final voltou a comandar o placar. Aos 2min, Michel apareceu pela direita e cruzou para a área. Alecsandro se antecipou à marcação e testou firme no canto esquerdo: 2 a 1. Era o que os alvinegros queriam, até para ganhar tranquilidade e evitar uma eventual pressão da pequena torcida presente.

O Atlético tomou conta da partida e não deixava o Criciúma passar do meio-campo. Só aos 9min, com Marlon, que girou na área e chutou fraco para defesa de Victor, é que o Tigre assustou um pouco. Já o Galo desperdiçou grande chance para ampliar, mas Réver não conseguiu superar o goleiro Bruno em investida na área, depois de cruzamento de Richarlyson.

A partir dos 18min, o Criciúma começou a arriscar mais em busca do empate. E se beneficiou da perda dos dois jogadores de velocidade do Atlético, Neto Berola e Luan, que deixaram o campo contundidos. Com isso, o contra-ataque, que vinha sendo arma importante dos donos da casa, ficou sem uma referência. O técnico Cuca ainda foi obrigado a ‘queimar’ a terceira substituição, trocando Rosinei, outro lesionado, pelo novato Lucas Cândido.

Aos 37, veio o lance que definiu a vitória atleticana e tirou o time do sufoco. Guilherme fez a jogada e deixou o jovem Leleu livre para invadir a área e tirar do alcance do goleiro: 3 a 1. Com a vantagem ampliada, o Galo controlou bem o adversário e ainda criou mais oportunidades, em bolas enfiadas por Guilherme e que não foram aproveitadas. No fim, aos 48, o time visitante diminuiu com Wellington Paulista, driblando Victor: 3 a 2. Mas a fatura estava liquidada.

ATLÉTICO 3 X 2 CRICIÚMA

ATLÉTICO
Victor; Michel, Réver, Jemerson e Junior César; Josué, Rosinei (Lucas Cândido), Guilherme e Luan (Leleu); Neto Berola (Richarlyson) e Alecsandro
Técnico: Cuca

CRICIÚMA

Bruno; Sueliton, Ewerton Páscoa, Matheus Ferraz e Marlon; Amaral, Elton (Leandro Brasília), João Victor (Ivo) e Morais (Cassiano); Lins e Wellington Paulista
Técnico: Vadão

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data: domingo, 7 de julho
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho (RS) e José Javel Silveira (RS)
Gols: Rosinei, 10min, Luan (contra), 25 do 1ºT; Alecsandro, 2, Leleu, 37, Wellington Paulista, aos 48min do 2ºT
Público: 4.815 pagantes
Renda: R$ 106.755
Cartões Amarelos: Jemerson, Luan (ATL); Morais, Sueliton, Elton, Amaral, Everton Páscoa (CRI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário