domingo, 9 de setembro de 2012

Vasco a perigo é goleado pelo Bahia em casa.

Vasco é atropelado pelo Bahia no Rio e pode deixar G-4 já na próxima rodada

Por ESPN.com.br com agência Gazeta Press
Nem o mais otimista torcedor do Bahia poderia imaginar o que aconteceu no Estádio de São Januário neste domingo. A equipe tricolor visitou o Vasco, não tomou conhecimento do adversário e goleou por 4 a 0, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os grandes destaques da partida foram Jones Carioca e Souza, que marcaram dois gols e deram uma assistência cada e definiram o triunfo dos visitantes.

O revés complicou a situação do time cruzmaltino na competição. Sempre no G-4 e próximo à ponta da tabela, a equipe estaciona na quarta colocação e pode deixar a zona de classificação à Libertadores já na próxima rodada. Isso porque possui 39 pontos contra 37 do Botafogo e 36 do São Paulo, que estão na quinta e sexta posições, respectivamente.

Já o Bahia chega a 27 pontos e abre cinco de vantagem para a zona de rebaixamento, respirando ainda mais e dá sequência à sua grande fase. A equipe tricolor tem a melhor campanha do segundo turno, com três vitórias e um empate. Nem mesmo o líder Fluminense (dois triunfos e duas igualdades) conseguiu um retrospecto tão positivo nos últimos quatro jogos.

O resultado também coloca uma pressão ainda maior sobre o treinador Cristóvão Borges. Além da goleada sofrida, o comandante nunca foi uma unanimidade entre os torcedores desde que assumiu o comando no lugar de Ricardo Gomes, na metade de 2011.

Pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia viajará até Recife e tentará mais um resultado positivo, diante do Sport, na Ilha do Retiro, na quarta-feira, às 20h30 (de Brasília). No mesmo dia, o Vasco tentará se recuperar da goleada sofrida, contra o Palmeiras, novamente em São Januário, às 22h.
Gazeta Press
Alecsandro (à esq.) briga pela bola contra Danny Morais durante o massacre do Bahia sobre o Vasco
Alecsandro (à esq.) briga pela bola contra Danny Morais durante o massacre do Bahia sobre o Vasco
O jogo - A partida começou em ritmo lento, com as duas equipes mais preocupadas com a marcação. Com isso, os goleiros não trabalharam nos primeiros minutos. O Vasco, muito modificado por conta dos desfalques, não conseguia criar boas jogadas no ataque. Já o Bahia tinha mais posse de bola, mas pecava nos passes no setor ofensivo. Os visitantes tiveram boa oportunidade aos 18 minutos quando Souza lançou Zé Roberto, mas Fernando Prass se antecipou e tirou o perigo.

Os donos da casa chegaram a equilibrar o confronto, mas viu o Bahia assustar aos 28 minutos. Jones Carioca foi lançado dentro da área e finalizou cruzado na saída de Fernando Prass, porém, a bola passou por toda pequena área e ficou para a zaga cruzmaltina. A resposta do Vasco veio em seguida quando Alecsandro aproveitou cruzamento na área e cabeceou por cima do travessão de Marcelo Lomba.

Depois dos lances, a partida ganhou em movimentação, com os dois times buscando o ataque. Melhor armado em campo, foi o Bahia que abriu o placar aos 40 minutos. Em contra-ataque rápido, Jones Carioca chegou na linha de fundo e cruzou para Souza, que só teve o trabalho de cabecear para a rede. Após o gol, o Vasco ainda tentou pressionar nos minutos finais, mas foi para o intervalo em desvantagem.

Na etapa final, o Bahia não ficou recuado e começou pressionando o Vasco em seu campo. Não demorou muito para os visitantes ampliarem o marcador em São Januário. Logo com quatro minutos, Zé Roberto chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro. Jones Carioca precisou finalizar duas vezes para colocar a bola para a rede.

Mesmo depois do gol, o Bahia seguiu melhor em campo e não deixava o Vasco criar boas chances no ataque. O time visitante aproveitou os espaços deixados pela equipe cruzmaltina na defesa para fazer o terceiro gol, aos 12 minutos. Em mais um contra-ataque, Souza lançou Jones Carioca, que passou pelo goleiro Fernando Prass e tocou para a rede.

O novo revés acabou com a paciência da torcida resente em São Januário. Os fãs hostilizaram o técnico Cristovão Borges e gritavam olé durante a troca de passes do Bahia. Com isso, a equipe ficou nervosa em campo e continuava errando muito em campo.

O Bahia diminuiu o ritmo e viu o Vasco melhorar e quase diminuir o placar aos 21 minutos. Juninho Pernambucano achou Tenório dentro da área, mas o atacante finalizou por cima do travessão de Marcelo Lomba. No entanto, três minutos depois, foram os visitantes que marcaram mais uma vez. Hélder tocou para Souza que, sozinho, chutou na saída de Fernando Prass.

A situação do Vasco só piorava no jogo e aos 28 minutos a equipe carioca ficou com um homem a menos quando o lateral direito Jonas foi expulso. O jogador acertou um tapa no rosto de Jussandro.

A partir daí, a partida voltou a ficar sendo disputada em ritmo lento. O Vasco avanaçava pouco ao ataque e ainda via o Bahia rondar a área. No entanto, nenhuma novam chance de gol foi criada, e as equipes apenas esperaram o apito final do árbitro.

FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 4 BAHIA

Local:
São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de setembro de 2012 (Domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Danilo Manis (SP)
Renda: R$ 165.680,00
Público: 7.802 pagantes
Cartões amarelos: Douglas (Vasco); Fahel (Bahia)
Cartão vermelho: Jonas (Vasco)
Gols: Bahia: Souza, aos 40min do primeiro tempo e 24min do segundo tempo; Jones Carioca, aos 4 e 12min do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass; Jonas, Douglas, Luan e Fabrício; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Jhon Cley (Tenório); Éder Luís (Eduardo Costa) e Alecsandro
Técnico: Cristovão Borges

BAHIA: Marcelo Lomba, Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel (Kleberson), Diones, Hélder, Zé Roberto (Mancini); Jones Carioca (Elias) e Souza
Técnico: Jorginho

Nenhum comentário:

Postar um comentário