quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vasco vence 3 a 1 o Verdão, que vive o pesadelo do rebaixamento.

Vasco vence, se recupera e deixa Palmeiras em situação desesperadora em penúltimo lugar

Por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press

Em um duelo entre duas equipes em situações opostas na tabela, mas em que ambas buscavam recuperação, o Vasco demonstrou ser mais forte e venceu o Palmeiras, por 3 a 1, nesta quarta-feira à noite, em São Januário. Com o resultado, os cariocas se mantiveram no G-4 do Brasileirão, enquanto os paulistas caíram para a penúltima posição do campeonato e estão definitivamente flertando com a Série B para 2013.

Luan até abriu o placar para os visitantes no Rio de Janeiro, mas Tenório, Nílton e Juninho Pernambucano viraram para os donos da casa.

O Vasco subiu para os 42 pontos, manteve a quarta posição na tabela e está na zona de classificação para a Libertadores. Já o Palmeiras precisa de uma campanha com aproveitamento dos líderes nas 14 rodadas que faltam se quiser escapar do rebaixamento. O time do técnico Luiz Felipe Scolari soma apenas 20 pontos e caiu para a 19ª e penúltima colocação, sete pontos atrás do 16º, o Flamengo, primeira equipe fora da zona da degola.

Depois de ser goleado em cada pelo Bahia por 4 a 0 e perder o técnico Cristóvão Borges, o Vasco aproveitou-se da instabilidade maior do adversário e se recuperou no Brasileirão. O novo treinador, Marcelo Oliveira, ex-Coritiba, assistiu ao jogo nas tribunas ao lado do presidente Roberto Dinamite.

Enquanto isso, o Palmeiras acumulou a 14ª derrota em 24 partidas disputadas na competição, tendo mais uma atuação fraca, com falhas defensivas e pouca criatividade ofensiva. O atacante Barcos, que voltou da seleção argentina, se esforçou, mas pouco pôde fazer, e o meia chileno Valdivia teve mais um desempenho ruim.

Na próxima rodada, o Palmeiras terá pela frente o Corinthians, no domingo, às 16 horas (de Brasília), no Pacaembu. No mesmo dia e horário, o Vasco visita o Cruzeiro.

O jogo

Apesar das novidades que promoveu no time, Luiz Felipe Scolari não abriu mão de Henrique como volante, apostando em Wellington na zaga. Um de seus principais pedidos, porém, não foi atendido: incumbido de acompanhar Juninho Pernambucano, Correa dava espaço ao veterano craque, tirando seu comandante do sério.

Com Juninho livre, Wendel e John Cley puderam se aproximar para aumentar o poderio ofensivo do time comandado interinamente por Gaúcho – e assistido das tribunas pelo novo técnico, Marcelo Oliveira –, e auxiliar Tenorio e Alecsandro na frente. Neste panorama, os anfitriões impuseram pressão nos minutos iniciais em São Januário.
Os donos da casa quase marcaram inclusive em gol contra após bola desviada por Wellington. Até os oito minutos, seguiram assustando com Jhon Cley e Douglas. Para solucionar, se Correa não conseguiu perseguir Juninho Pernambucano, o meio-campista aparecia bem na saída de bola e contou com a disposição de Tiago Real e Valdivia, que recuaram para buscar jogo.
Com movimentação constante, Valdivia conseguia até escapar da marcação individual de Nilton. Luan errava quase todos os domínios nas tentativas pelos lados e Barcos era forçado a sair da área, mas o ânimo da equipe impunha um domínio no campo do adversário. O primeiro resultado foi uma cabeçada perigosa de Wellington após escanteio cobrado por Correa aos 15 minutos.
A postura foi premiada aos 23 minutos. Valdivia sofreu falta na direita e Tiago Real cruzou para Wellington obrigar Fernando Prass a fazer grande defesa. A bola sobrou na pequena área para Luan, que aproveitou confusão de Dedé na pequena área para balançar a rede.
Na tentativa de manter o resultado, o Palmeiras mostrou que sua zaga continua errando, independentemente da mudança de peças. Aos 29 minutos, três jogadores do Vasco tiveram liberdade, e um deles empatou. Wendel cruzou da lateral esquerda para a pequena área e Alecsandro ajeitou de cabeça para o completamente desmarcado Tenorio escorar na rede.
O placar, empatado, equilibrou o confronto, que passou a ter equívocos decisivos dos dois lados. Os maiores vacilos no primeiro tempo, curiosamente, vieram dos dois autores dos gols. Luan perdeu chance clara aos 34 minutos ao isolar um rebote de Valdivia. No minuto seguinte, Tenorio errou e cabeceou por cima, mesmo sem marcação.
Na volta do intervalo, Felipão posicionou sua equipe para ocupar o campo rival, liberando as descidas de Artur e Juninho. Com esta postura, o Palmeiras precisou de dois minutos para criar chances perigosas com Tiago Real e outra oportunidade clara, só com Fernando Prass, desperdiçada por Luan.
O Vasco, por sua vez, precisou de só um erro adversário para ser superior no placar. Juninho Pernambucano cobrou falta da lateral esquerda e Nilton, completamente desmarcado, desviou de cabeça aos cinco minutos da etapa final. Mesmo com mais de 40 minutos a serem jogados, a partida foi decidida neste lance.
Logo após levar a virada, o Palmeiras quase não acertou mais passes no campo de ataque, mesmo depois de Scolari mexer no setor trocando Tiago Real e Barcos por Vinícius e Obina. O meio-campo já não conseguia parar nem com falta os contra-ataques seguidamente puxados pelo clube carioca.
Aos 26 minutos, Tenório prendeu a bola na intermediária, driblou Wellington e deixou para Juninho Pernambucano, já acostumado a não ter nenhum palmeirense o marcando, só tocar na saída de Bruno para fazer 3 a 1. Os 20 minutos seguintes só serviram para esboçar o desespero do Verdão e a esperança vascaína renovada.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 3 x 1 PALMEIRAS

Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de setembro de 2012, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Rafael da Silva Alves (RS)
Assistentes adicionais: Devarly Lira do Rosario e Felipe Duarte Varejão (ambos do ES)
Cartões amarelos: Jhon Cley, Alecsandro, Nilton e Felipe (Vasco); Henrique e Wellington (Palmeiras)
Gols:
VASCO: Tenorio, aos 29 minutos do primeiro tempo; Nilton, aos cinco, e Juninho Pernambucano, aos 26 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Luan, aos 23 minutos do primeiro tempo
VASCO: Fernando Prass; Max (Luan), Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Jhon Cley (Felipe); Tenorio e Alecsandro (Éder Luis)
Técnico: Gaúcho (interino)
PALMEIRAS: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Wellington e Juninho; Henrique, Correa, Tiago Real (Vinícius) e Valdivia; Luan (Betinho) e Barcos (Obina)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Nenhum comentário:

Postar um comentário