domingo, 10 de junho de 2012

4a Rodada: Figueirense 0 x 0 Ponte Preta

Figueirense e Ponte Preta não saem do zero e empatam a terceira

por ESPN.com.br com agência Gazeta Press
Avalie esta noticia
tamanho do texto
Diminuir Texto Aumentar Texto
Figueirense e Ponte Preta não saíram do zero, neste domingo, no Orlando Scarpelli. Jogando em casa, o time catarinense passou em branco e chegou ao terceiro empate no Brasileiro, alcançando 6 pontos na competição; a Ponte, por sua vez, também chega ao terceiro empate, mas tem apenas três pontos no torneio.

Mesmo jogando no seu estádio, o Figueirense não sai da partida tão decepcionado, já que o zagueiro Sandro foi expulso aos 16 minutos do segundo tempo.

No sábado que vem, o Figueirense enfrenta o Cruzeiro, em Belo Horizonte. A Ponte Preta recebe o Corinthians, no dia seguinte.

O Jogo
O duelo de alvinegros foi totalmente equilibrado, do primeiro ao último minuto. Enquanto a Ponte Preta puxou o primeiro ataque logo que o pernambucano Claudio Mercante Junior trilou o apito inicial, com um chute de Baraka direto da intermediária, o invicto Figueira arriscou no minuto seguinte, quando Caio sofreu falta, Ronny fez o levantamento na área e o ex-botafoguense quase alcançou, o que poderia mudar a história do jogo.

A principal aposta da equipe catarinense eram os contra-ataques, apostando na velocidade de Caio, que pecava na hora do último passe. Ao invés de servir um companheiro mais bem posicionado, o atacante preferia apostas na jogada individual e, por isso, o Figueira desperdiçou algumas boas chances nos primeiros minutos de bola rolando.

Aos seis minutos, Pablo disparou para cima de João Paulo e fez o passe preciso para Caio, que nem olhou para Júlio César do outro lado e bateu direto, com a bola explodindo nas costas de Thiago Alves, bem posicionado. Na sequência desta chance do Figueirense, a Ponte teve a sua primeira com o experiente Caio, que bateu falta na cabeça de João Paulo, mas o lateral acertou pela linha de fundo, à esquerda de Ricardo.

Melhor na partida, o Figueirense reagiu no minuto seguinte em cobrança de falta forte de Júlio César, também à esquerda de Edson Bastos. O novo goleiro da Ponte, que já tem passagem pelo Figueirense, fez sua segunda partida pela nova equipe e mostrou segurança para evitar a abertura do placar ainda no primeiro tempo.

As melhores oportunidades, entretanto, ainda estavam por vir, com André Luis, que errou a cabeceada após cruzamento de Tony, aos 18 minutos, e um lance em que o goleiro da Ponte quase se complicou ao defender uma bola cruzada despretensiosamente com um tapa para o meio da área. Antes que os jogadores de frente do time da casa pudessem chegar, Edson Bastos se recuperou e aliviou o perigo. Aos 37, foi a vez de o Figueirense errar na saída de bola e Tony bater forte, em cima do goleiro Ricardo.

A dupla de zaga formada por João Paulo e Sandro não se entendia nada bem no campo de defesa do Figueirense e a Ponte Preta teve nova chance, aos 39 minutos, quando o primeiro não acertou o passe na saída de bola, Tony fez o desarme e serviu Caio, mas o meio-campista atirou pela linha de fundo, sem perigo ao gol de Ricardo. Ainda houve tempo para o sempre perigoso Júlio César fazer outra tentativa em cobrança de falta, mas errar o alvo.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Luiz Fernando recebeu cruzamento preciso e deu um sem pulo para cima de Edson Bastos, que espalmou pela linha de fundo. E o Figueirense manteve a pressão cinco minutos depois, com cruzamento de Guilherme Santos e cabeceada de Aloísio por cima do gol ponte-pretano.

Um único lance, no entanto, definiria o panorama dos últimos minutos de bola rolando. Aos 18 minutos, Somália iniciou contra-ataque com passe em profundidade para André Luis, que foi derrubado por Sandro. Como era o último homem da defesa, o zagueiro do Figueirense foi expulso. No mesmo momento, Gilson Kleina já acionou Ricardinho na vaga de Cicinho e colocou a Ponte para cima.

Os lances que se seguiram à expulsão foram de pressão da Ponte Preta, principalmente nos tiros de fora da área de Caio, e defesa total do time da casa, que sentiu a expulsão e não conseguiu reagir.

FICHA TÉCNICA:
FIGUEIRENSE 0 X 0 PONTE PRETA

Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: dia 10 de junho de 2012, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Mercante Junior
Auxiliares: Jossemar J. Diniz Moutinho e José P. Wanderlei da Silva
Cartões amarelos: Júlio César (Figueirense); Cicinho, André Luís (Ponte)
Cartão vermelho: Sandro (Figueirense)

FIGUEIRENSE: Ricardo; Pablo, João Paulo, Sandro e Guilherme; Ygor, Túlio, Jackson (Luiz Fernando) e Ronny (Aloísio); Julio Cesar (Coutinho) e Caio
Técnico: Argel Fucks

PONTE PRETA: Édson Bastos, Cicinho (Ricardinho), Thiago Alves, Ferron e João Paulo; Baraka, João Paulo Silva, Renê Júnior (Somália) e Caio (Nikão); André Luis e Tony
Técnico: Gilson Kleina

Nenhum comentário:

Postar um comentário