domingo, 10 de junho de 2012

Irlanda 1 x 3 Croácia

Ligada, Croácia supera defesa irlandesa e larga na frente de Espanha e Itália na Euro

por ESPN.com.br
A Croácia aproveitou o empate entre as favoritas Itália e Espanha e já largou na frente do grupo C da Eurocopa. ‘Acesos’ em campo, os croatas superaram a forte defesa da Irlanda e estrearam com uma boa vitória por 3 a 1. Mandzukic, duas vezes, e Jelavic marcaram os gols do triunfo. O zagueiro St. Ledger fez o gol irlandês.

Diante de uma forte defesa, a Croácia se mostrou ligada nos momentos mais importantes do jogo e abriram o placar logo no comecinho, obrigando a Irlanda a sair da defesa. Os croatas até tomaram o empate, mas garantiram a vitória com um gol no fim da etapa inicial e outro no comecinho do segundo tempo.

Com a vitória, a Croácia chega aos 3 pontos e termina a primeira rodada da Euro isolada na ponta do grupo C. Últimas campeãs do mundo, Itália e Espanha ficam com um ponto, e Irlanda fica com a lanterna. Na quinta-feira, a chave volta a ter jogos. Os croatas medem forças com os italianos, enquanto os irlandeses se defrontam com os espanhóis.

Clique no player e veja os melhores momentos da partida
Com os dois gols deste domingo, Mandzukic larga como artilheiro desta primeira rodada da Eurocopa, ao lado do russo Dzagoev. Até aqui, apenas Croácia e Rússia (bateu a República Tcheca por 4 a 1 na sexta-feira) conseguiram marcar mais de um gol na estreia.

O jogo -
Diante de um time conhecido pelo poder defensivo, a Croácia foi logo para o ataque e acabou com uma estratégia de retranca irlandesa. Logo aos 3 minutos, Srna recebeu do lado direito e tentou cruzar. A bola bateu na zaga irlandesa e foi parar um pouco atrás da marca do pênalti. De lá, Mandzukic surpreendeu e cabeceou para o gol, no contrapé do goleiro Given, para abrir o placar.

O gol fez a Irlanda abandonar o estilo ofensivo e ir para o ataque, mas a equipe encontrava dificuldades na armação. As melhores jogadas eram sempre de bola para e foi justamente assim que os irlandeses conseguiram deixar tudo igual, aos 18 minutos. Kevin Doyle colocou a bola na área após falta pelo lado esquerdo, e o zagueiro St Ledger se antecipou à defesa croata para empatar o jogo.

Com o placar igual de novo, a Croácia voltou a atacar mais. Aos 22, a primeira grande chance de colocar os croatas à frente mais uma vez. De longe Perisic pegou forte na bola e obrigou Given a fazer boa defesa, no canto esquerdo do gol. Dez minuto depois, o goleiro ainda tomou mais um susto, com um chute de fora de Modrid, no meio do gol.

O segundo gol croata sairia após um chute de longe. Aos 42, Modric arriscou de fora da área, e a bola acabou pegando na zaga. Logo depois, porém, Ward fez uma lambança, espirrou o taco e mandou a bola para trás. Jelavic agradeceu e só teve o trabalho de tirar a bola do goleiro Given.

No último lance do primeiro tempo, Perisic ainda assustou de novo e desviou de cabeça por cima. O terceiro gol só sairia no começo da etapa final. A Croácia começou acesa de novo e, aproveitando a ‘preguiça’ irlandês, aumentou a vantagem novamente com Mandzukic. O atacante recebe cruzamento da esquerda e cabeceou para o gol. A bola ainda bateu na trave e na cabeça do goleiro Given antes de balançar as redes.

Com a Croácia em boa vantagem no placar, o jogo esfriou. Em seguida, o lance mais quente foi o de uma confusão. A Irlanda não jogou a bola para fora para cumprir o ‘fair play’ e entrou na área. Robbie Keane foi derrubado e caiu pedindo pênalti, mas o árbitro mandou o lance seguir.

Os croatas se fechavam atrás e apostavam nas jogadas de velocidade, mas só conseguiram um bom contra-ataque, com um chute de fora da área de Rakitic que passou perto do gol. A Irlanda tentava voltar para a partida, mas Andrews desperdiçava as poucas chances criadas. Aos 35, ele até ganhou de cabeça na área, mas mandou nas mãos de Pletikosa. Aos 46, completou outro cruzamento para fora. Na última chance, Andrews ainda chutou de primeira da entrada da área assustando os croatas, mas sem conseguir alterar o placar.

FICHA TÉCNICA
IRLANDA 1 X 3 CROÁCIA

Local:
Poznan Stadium, em Poznan (Polônia)
Data: 10 de junho de 2012 (domingo)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (Holanda)
Cartões amarelos: Modric e Kranjcar (Croácia) e Andrews (Irlanda)
Gols: CROÁCIA: Mandzukic, aos dois minutos do primeiro tempo e três minutos do segundo tempo, e Jelavic, aos 43 minutos do primeiro tempo
IRLANDA: Ledger, aos 19 minutos do primeiro tempo

IRLANDA: Shay Given; O’Shea, Ledger, Dunne e Ward; Andrews, Whelan, Duff e McGeady (Simon Cox); Kevin Doyle (Jonathan Walters) e Robbie Keane (Shane Long). Técnico: Giovanni Trapattoni

CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Vedran Corluka, Schildenfeld e Strinic; Vukojevic, Ivan Rakitic (Dujmovic), Ivan Perisic (Eduardo da Silva) e Luka Modric; Mandzukic e Jelavic (Kranjcar). Técnico: Slaven Bilic

Nenhum comentário:

Postar um comentário