domingo, 15 de julho de 2012

9a Rodada: Figueirense 3 x 4 Atlético Mineiro, que vence com justiça.

De virada14/07/2012 | 20h32

Em partida disputada, Figueirense perde para o Atlético-MG em casa

Alvinegro chegou a abrir 3 a 1, mas sofreu a virada por 4 a 3 e segue sem vencer no Brasileiro

Em partida disputada, Figueirense perde para o Atlético-MG em casa Ricardo Wolffenbüttel/Agência Estado
Figueirense deixa escapar três pontos e está há oito jogos sem vencer Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agência Estado
Cristiano Rigo Dalcin
A estreia do uruguaio Loco Abreu bem que poderia ficar marcada pela melhor exibição do Figueirense na Série A 2012, mas o Atlético-MG não deixou. Líder da competição, a equipe mineira reverteu uma desvantagem de 3 a 1 para 4 a 3, na noite deste sábado, 14, e empurrou o Alvinegro para uma posição desconfortável na tabela.

>>> Veja a galeria de fotos do confronto
A equipe do técnico Argel Fucks, que foi chamado de "burro" ao final do jogo no Estádio Orlando Scarpelli, volta a jogar na próxima quinta-feira, fora de casa, contra o Atlético-GO.

O JOGO
As duas equipes começaram a partida com boa movimentação. O Atlético-MG, com um toque de bola de qualidade, usou o apoio dos alas para abrir os espaços no ataque. Mas o Figueirense não se intimidou e, aos quatro minutos, Doriva testou o goleiro Victor com um chute de fora da área.

A resposta do Galo veio com Marcos Rocha dois minutos depois. O lateral avançou livre pela meia direita e acertou um chute com efeito no travessão. Isolado entre os zagueiros, Loco Abreu teve a primeira chance aos 14, após receber passe de Caio. Na saída de Victor, Loco tentou por cobertura, mas a bola saiu caprichosamente pela linha de fundo.

Mas aos 16 minutos, Marcos Rocha cortou para dentro da área e esperou a chegada de Doriva para cavar a falta na área. Pênalti que Ronaldinho cobrou e converteu para abrir o placar aos 17 minutos. O Alvinegro sentiu o gol e a torcida começou a pegar no pé do atacante Julio Cesar, desligado na partida.

Com boa movimentação de Caio no ataque, o Figueirense começou a dominar a partida. E aos 37, em jogada ensaiada, Doriva cobrou falta na área. Enquanto os zagueiros do Atlético-MG cercavam Loco Abreu, Fred escorou a bola de cabeça para Anderson Conceição testar com força e vencer Victor. A bola ainda tocou no travessão e quicou dentro do gol.

VANTAGEM ALVINEGRA
O empate deu novo ânimo para o Figueirense e, aos 40, após cruzamento de Coutinho, Caio quase decretou a virada que viria aos 46, em outra jogada trabalhada e com o toque de Loco Abreu. O atacante uruguaio recebeu de Almir e assistiu Julio Cesar que se livrou do goleiro e teve calma para balançar as redes e fazer as pazes com a torcida.

No intervalo, o técnico Argel Fucks promoveu a entrada de Ronny em lugar Almir. A mudança provocou uma inversão de posições no Alvinegro com Julio Cesar no meio-campo e Ronny no ataque. Cuca também alterou o Galo com as entradas do volante Serginho e do atacante Guilherme nos lugares do volante Leandro Donizete e do meia Danilinho. E a primeira chance foi do Atlético-MG em cobrança de falta que Ronaldinho Gaúcho acertou a rede pelo lado de fora.

A partida continuou muito movimentada e as duas equipes alternaram situações de gol com Ronny, aos 9, e no contra-ataque, com Bernard. Aos 15, Loco Abreu recebeu lançamento na área, fez o domínio e chutou em cima do zagueiro Leonardo Silva. Seria a última chance do uruguaio na partida, já que Aloisio havia sido chamado para o aquecimento. Justificando a entrada na partida, aos 17 minutos, Ronny tabelou com Julio Cesar pelo lado direito e chutou rasteiro para vencer Victor e ampliar a vantagem do Figueirense para 3 a 1. Festa total no Scarpelli e Loco Abreu, com câimbras, saiu de campo no carrinho-maca, aplaudido pelo torcedor.

REAÇÃO MINEIRA
Mas o jogo não estava ganho e dois minutos depois, Ronaldinho cobrou falta e Leonardo Silva subiu mais alto para cabecear e descontar para o Galo. Após o reinício da partida, a zaga do Atlético-MG falhou e Aloisio ficou cara a cara com Victor, mas perdeu a chance de gol e de reconquistar o torcedor.

Líder da competição, o time mineiro não desperdiçou o primeiro contra-ataque que teve, aos 26 minutos. Ronaldinho lançou Jô que fez o cruzamento pelo lado esquerdo, na medida, para Bernard cabecear sem chance de defesa para Wilson. Sem organização e uma referência no ataque, o Figueirense não conseguiu reagir ao gol de empate. E aos 30, o Galo tratou de aproveitar a apatia alvinegra para trocar passes com facilidade até Guilherme receber livre, no meio da área. O atacante só teve o trabalho de completar para o gol para desespero de Wilson.

A desvantagem no placar foi crucial para esfriar os ânimos do Figueirense que não conseguiu mais chegar com qualidade no ataque e as vaias ao treinador Argel Fucks foram inevitáveis.

FICHA TÉCNICA

Figueirense (3)
Wilson; Coutinho, Fred, Anderson Conceição e Helder; Fabiano Silva, Doriva e Almir (Ronny); Caio, Loco Abreu (Aloisio) e Julio Cesar.
Técnico: Argel Fucks

Atlético-MG (4)
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Rafale Marques e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete (Serginho), Danilinho (Guilherme) e Ronaldinho (Richarlyson); Bernard e Jô.
Técnico: Cuca

Gols: Ronaldinho Gaúcho aos 17 minutos, Anderson Conceição aos 37 e Julio Cesar aos 46 minutos. Ronny aos 16 minutos e Leonardo Silva aos 22, Bernard aos 26 minutos, e Guilherme aos 30 minutos do 2º tempo.

Amarelos: Coutinho, Ronaldinho Gaúcho, Jô, Marco Rocha, Guilherme e Serginho.
Arbitragem: Luiz Flávio Oliveira, auxiliado por Vicente Romano Neto e Hermann Vani.
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário